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Ipespe: Lula tem 50% contra 44% de Bolsonaro; brancos e nulos são 4%, e indecisos, 2%

FOLHA DE SÃO PAULO / REDAÇÃO

Pesquisa do Ipespe em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), feita com entrevistas por telefone e divulgada nesta terça-feira (25), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula tem 53% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto Bolsonaro aparece com 47%. Os números são os mesmos da rodada anterior, divulgada na semana passada.

Em votos totais, o petista tem 50% das intenções de voto, ante 44% do atual chefe do Executivo. Brancos e nulos foram 4%, e os que não sabem ou não responderam, 2%.

 

O instituto entrevistou 1.100 eleitores entre os dias 22 e 24 de outubro e a pesquisa custou R$ 46.200. O nível de confiança é de 95,45%, e o número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-08044/2022.

VOTOS VÁLIDOS

  • Lula (PT): 53% (tinha 53% na semana passada)
  • Jair Bolsonaro (PL): 47% (tinha 47%)

VOTOS TOTAIS

  • Lula (PT): 50% (tinha 49%)
  • Jair Bolsonaro (PL): 43% (tinha 44%)
  • Nenhum/branco/nulo: 4% (eram 6%)
  • Não sabe/não respondeu: 2% (eram 2%)

PESQUISA ESPONTÂNEA

  • Lula (PT): 47% (tinha 46%)
  • Jair Bolsonaro (PL): 43% (tinha 42%)
  • Nenhum/branco/nulo: 5% (eram 7%)
  • Não sabe/não respondeu: 5% (eram 5%)

SOBRE O INSTITUTO

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais

 

Campanha de Bolsonaro pede que TSE investigue se rádios do Nordeste deixaram de veicular propaganda obrigatória

Por Jussara Soares e Alice Cravo — Brasília / O GLOBO

 

A campanha do presidente Jair Bolsonaro ingressou com um ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pede uma investigação a emissoras de rádio do Nordeste que teriam deixado de veicular propagandas partidárias do candidato à releição. Além disso, pleiteia a suspensão das peças publicitárias de seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O movimento da equipe de Bolsonaro mira a região em que ele obteve o pior desempenho no primeiro turno. Lula alcançou 67% dos votos válidos nos estados nordestinos, contra 26,8% de Bolsonaro.

De acordo com relatório de uma auditoria contratada pela campanha, o presidente teve 18,24% de inserções a menos em todo o Brasil. Foram analisadas 4.896 emissoras e 1,5 milhão de inserções (pequenas propagandas de 30 segundos a que ambos os candidatos têm direito). Ao todo, de acordo com a campanha de Bolsonaro, o PL teve 45% do tempo destinado às propagandas eleitorais, enquanto o PT, 55%.

Os advogados que representam Bolsonaro pedem a suspensão das propagandas de rádio de Lula em todo o território nacional até que se atinja o número das inserções que supostamente teriam sido tiradas da propaganda do presidente. Requerem também a notificação das emissoras envolvidas.

A petição, assinada pelo advogado da campanha, Tarcísio Vieira, classifica o caso como "fato gravíssimo, capaz de efetivamente assentar a ilegitimidade do pleito, se não corrigido imediatamente."

O ministro das comunicações Fabio Faria, que atua como um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro, convocou uma entrevista coletiva em frente ao Palácio da Alvorada para tratar do assunto, Ele afirmou que teve uma reunião "informal" com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, sobre a auditoria contratada pela campanha e dsse que espera que o tempo de inserções seja reposto.

-- Ele não dá sinalização. Foi uma conversa informal com o presidente, eu falei que ia fazer uma coletiva, que buscamos isso desde a semana passada e que o nosso jurídico estaria entrando todos os dias. Cabe ao TSE.... ai eu não vou falar pelo TSE. O que queremos é que seja reposto para nós o mesmo tempo.

Pesquisa eleitoral Atlas Intel: Lula tem 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%

O ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva(PT) tem 53% dos votos válidos, e o presidenteJair Bolsonaro(PL), 47%, segundo a pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta segunda-feira, 24. Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. 

 

Para a pesquisa, foram ouvidas 4.500 pessoas entre os dias 18 e 22 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-06415/2022. EXAME

 

 

Ipec: Lula tem 50%, e Bolsonaro, 43%; indecisos são 2%, e brancos e nulos, 5%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, com 50% das intenções de voto contra 43% do presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta pesquisa Ipec divulgada nesta segunda (24).

O resultado é o mesmo do levantamento anterior, realizado há uma semana, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os que pretendem votar em branco ou anular no próximo dia 30 se mantêm em 5%, e os que ainda não decidiram seu voto, em 2%.

No cálculo dos votos válidos —que exclui os brancos e nulos e é usado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para totalizar o resultado das eleições—, o resultado também segue inalterado: o ex-presidente tem 54%, e seu adversário, 46%.

Ipec ouviu3.008 brasileiros de sábado (22) até esta segunda-feira, em 183 municípios do país. A sondagem foi contratada pela TV Globo e o registro na Justiça Eleitoral é BR- 06043/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Até o instante de apertar o botão na urna, diversos fatores podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

No primeiro turno, no dia 2 de outubro, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2% e Ciro Gomes (PDT), com 3%.

Abstiveram-se 33 milhões de eleitores, o equivalente a 21% do eleitorado do país. Os votos em branco ou nulos para presidente no primeiro turno somaram 5,5 milhões, o correspondente a 4,4% dos que compareceram às seções. FOLHA DE SP

 

Brasmarket divulga nova pesquisa presidencial

O Antagonista adotou como política editorial publicar os resultados de todas as sondagens registradas no TSE, para garantir que o leitor tenha acesso às diversas projeções

 

O instituto Brasmarket divulgou uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial hoje. O segundo turno, que conta com Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na disputa, está agendado para o dia 30 deste mês.

 

Segundo o levantamento, o atual presidente da República tem 47,7% das intenções de voto, contra 41,8% do petista. Brancos e nulos somam 5,2%, os que não sabem/não responderam, 2,9%, e os que disseram que não irão votar, 2,5%. Na pesquisa anterior, publicada na última quinta (20), Bolsonaro (à direita na foto) tinha 45,5%, ante 40,8% de Lula (à esquerda na foto). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

 

Considerando os votos válidos, o presidente aparece com 53,3% e Lula, com 46,7%. Na semana passada, Bolsonaro tinha 52,7%, contra 47,3% de Lula.

 

Foram realizadas 2.400 entrevistas entre os dias 19 e 23 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-08487/2022.

 

O Antagonista adotou como política editorial publicar os resultados de todas as pesquisas registradas no TSE, para garantir que o leitor tenha acesso às diversas projeções e avalie o desempenho de cada um dos institutos que medem a intenção de voto do eleitor brasileiro.

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