Quaest: única região onde Lula venceu em 2022, Nordeste vê PT largar atrás na disputa pela prefeitura de quatro capitais
Por Luis Felipe Azevedo— Rio de Janeiro / O GLOBO
A nova rodada da pesquisa Quaest mostra que o PT apresenta dificuldade para liderar as intenções de voto na corrida pela prefeitura de capitais até mesmo do Nordeste. A região, que é um reduto eleitoral para o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva há décadas, foi a única em que o petista ganhou de Jair Bolsonaro (PL) no pleito presidencial de 2022.
No Ceará, por exemplo, a influência do governador Elmano de Freitas (PT) não deu força suficiente para que Evandro Leitão (PT) encabeçasse a disputa pelo Executivo de Fortaleza. O petista aparece atrás do ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) e do atual prefeito, José Sarto (PDT), na pesquisa divulgada na sexta-feira passada.
Veja os números completos da pesquisa estimulada em Fortaleza:
- Capitão Wagner (União): 31%;
- José Sarto (PDT): 22%;
- Evandro Leitão (PT): 14;
- André Fernandes (PL): 14%
- Eduardo Girão (NOVO): 3%
- Chico Malta (PCB): 1%
- Zé Batista (PSTU): 1%
- Técio Nunes (PSOL): 1%
- George Lima (Solidariedade): 0%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 9%
Já em Aracajú (SE), Candisse Carvalho (PT) aparece em em empate técnico triplo na terceira colocação. A jornalista, que assumiu a assessoria especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, concorre pela primeira vez. Em uma eleição marcada pelo recorde de mulheres na corrida pela prefeitura da capital de Sergipe, a vereadora Emília Corrêa (PL) lidera a disputa pela prefeitura, com 26% das intenções de voto, de acordo com a primeira pesquisa Quaest para o pleito, divulgada nesta segunda-feira. Ela é seguida por outras duas candidatas: a delegada Danielle (MDB), que tem 19%, e a deputada federal Yandra (União), filha de André Moura, ex-líder do governo Michel Temer, que soma 13%. Candisse, por sua vez, soma 8%.
Veja os números completos da pesquisa estimulada em Aracaju:
- Emília Corrêa (PL): 26%
- Delegada Danielle (MDB): 19%
- Yandra (União): 13%
- Luiz Roberto (PDT): 9%
- Candisse Carvalho (PT): 8%
- Niully Campos (PSOL): 2%
- Zé Paulo (Novo): 1%
- Felipe Vilanova (PCO): 0%
- Indecisos: 8 %
- Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
Em Teresina (PI), o ex-prefeito Silvio Mendes (União), aliado do senador Ciro Nogueira (PP-AL), ocupa a liderança com 46% das intenções de voto. Ele é seguido pelo candidato do PT, o ex-tucano Fábio Novo, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 37% das intenções de voto na capital do Piauí.
Veja os números completos da pesquisa estimulada em Teresina:
- Silvio Mendes (União): 46%
- Fabio Novo (PT): 37%
- Dr. Pessoa (PRD): 5%.
- Professor Tonny (Novo): 1%.
- Francinaldo Leão (PSOL): 0%
- Geraldo Carvalho (PSTU): 0%
- Lourdes Melo (PCO): 0%
- Santiago Belizario (UP): 0%
- Telsírio Alencar (Mobiliza): 0%
- Indecisos: 7%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
Em Natal (RN), a deputada federal Natália Bonavides (PT) aparece em um empate técnico na segunda posição da corrida eleitoral. A parlamentar aparece atrás do candidato Carlos Eduardo (PSD), que lidera com 44% na disputa pela capital do Rio Grande do Norte.
Veja os números completos da pesquisa estimulada em Natal:
- Carlos Eduardo (PSD): 44%
- Paulinho Freire (União): 15%
- Natália Bonavides (PT): 14%
- Rafael Motta (Avante): 4%
- Nando Poeta (PSTU): 1%
- Hero (PRTB): 0%
- Indecisos: 5%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 17%