Busque abaixo o que você precisa!

Dedé Teixeira lembra passagem do Dia Estadual do Geólogo

Deputado Dedé TeixeiraDeputado Dedé TeixeiraFoto: Paulo Rocha

O deputado Dedé Teixeira (PT) lembrou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (30/05), o Dia Estadual do Geólogo, celebrado hoje em todo o Estado.

Conforme observou, a data foi instituída com base em projeto de lei de autoria dele, sancionado pelo ex-governador Cid Gomes. “Trata-se de uma categoria muito importante, não apenas para o Ceará, mas para todo o País”, disse.

O parlamentar considerou que os geólogos tomam a frente em discussões sobre temas como recursos hídricos, reservas subterrâneas e uso do petróleo. “Assuntos cujo debate se faz de grande importância para o desenvolvimento e sustentação do planeta até hoje”, afirmou.

Dedé Teixeira informou ainda que o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) está promovendo uma programação comemorativa, que teve início dia 28 deste mês e segue até dia 1º de junho. De acordo com o deputado, a universidade está realizando o 4º Simpósio de Geologia, com palestras, mesas-redondas e minicursos voltados para temas como Geologia Ambiental, Geologia Econômica, Geologia de Processamento, Hidrogeologia, entre outros.

O parlamentar comentou também sobre a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos combustíveis comercializados no Nordeste. Ele explicou que a alíquota da gasolina é de 29%, sendo 2% desse índice direcionados ao Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), enquanto a alíquota do ICMS do diesel é de 18%. “A mesma de todos os outros estados nordestinos”, esclareceu.

Quanto ao diesel, ele informou que o Estado oferece isenção do imposto para embarcações pesqueiras e um desconto de 66% para os meios de transporte coletivos. “Dessa forma, a alíquota do transporte coletivo cai para 8,5%, o que barateia o preço da passagem”, acrescentou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (Pros) falou sobre o Dia do Geólogo e parabenizou a categoria. “Os geólogos nos mostram com seu trabalho que somos uma nação rica, algo que pode soar como um alento para a população nesse momento de desesperança em que todos os brasileiros estão mergulhados”, avaliou.

PE/AT

Compartilhar Conteúdo

444