Busque abaixo o que você precisa!

Ferreira Aragão sugere criação de reservatório de água em Caucaia

Deputado Ferreira AragãoDeputado Ferreira AragãoFoto: Máximo Moura

 
O deputado Ferreira Aragão (PDT) sugeriu, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (29/11), a criação de um “grande açude” em Caucaia, visando o armazenamento de água. De acordo com o parlamentar, o terreno do município permite a criação do reservatório, que receberia as águas das chuvas de Fortaleza e Região Metropolitana que são “extraviadas”.

“Há uma saliência no terreno de Caucaia que permite a criação de um açude nos moldes do Castanhão. A água armazenada ali poderia abastecer Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e até Pacatuba”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que há um aquífero subterrâneo localizado entre Caucaia e Paraipaba, e que o volume é suficiente para o abastecimento dos municípios do entorno.

Ferreira Aragão sugeriu a utilização de mão de obra prisional para a realização do trabalho “braçal” desse projeto, assim como para a produção de alimentos no entorno (plantações, por exemplo). “Fazer o bandido trabalhar é a melhor maneira dele deixar o mundo do crime.”  A proposta de usar mão de obra prisional, conforme observou, pode ser viabilizada com uma alteração na Lei Penal.

O deputado  também cobrou dos eleitores atenção na hora de votar no próximo pleito. “Vamos levar para o Senado e Câmara Federal representantes que tenham coragem de mudar essa legislação, pois a lei brasileira é muito flexível nesse sentido. Vamos alterá-la de forma útil, de forma a reduzir a criminalidade”, assinalou.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (PDT) informou que o Governo do Estado já está realizando um estudo dos solos dos municípios cearenses, em busca de novos aquíferos e condições de construção de outros reservatórios. “É um projeto que está começando e que vai ao encontro da sugestão proposta aqui. E é algo necessário, pois estamos vivenciando nosso quinto ano de seca e a busca por água deve ser considerada uma das prioridades desse Governo”, disse.

PE/AT

Compartilhar Conteúdo

444