Busque abaixo o que você precisa!

Manoel Duca lembra Dia do Caju e importância da cajucultura

Dep. Manoel Duca (PDT)Dep. Manoel Duca (PDT)Foto: Máximo Moura

O deputado Manoel Duca (PDT) lembrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (10/11), o Dia do Caju, comemorado em 12 de novembro, no Ceará. Segundo o parlamentar, que é presidente da Subcomissão da Cajucultura na Casa, a data foi instituída por meio de projeto de autoria dele, para dar mais visibilidade à produtividade dos pomares de caju.

Manoel Duca ressaltou a importância da cajucultura para a economia cearense e para o desenvolvimento econômico e social do meio rural da região Nordeste. “A cajucultura contempla uma cultura bem adaptada às condições existentes, ocupa mão de obra e gera renda no período de entressafra, além de produzir matéria-prima para várias indústrias que também empregam pessoas, gerando divisas para a região e o País”, assinalou.

O deputado salientou que o caju é o segundo na pauta de exportação do Ceará e gera 150 mil postos de trabalho no campo. “A cajucultura é responsável pela manutenção de cerca de 200 mil famílias no interior do Estado, minimizando um grande problema, que é o êxodo rural”, apontou.

Para o parlamentar,  é preciso mobilizar a bancada federal cearense para retomar as ações de implementação de recursos financeiros do Fundo Nacional da Cajucultura (Funcaju). “O campo carece de recursos financeiros, assistência técnica, treinamento e capacitação, além de um olhar mais ampliado e apoio governamental”, afirmou.

Manoel Duca pediu ainda que o governador Camilo Santana atenda os pleitos encaminhados pela Associação dos Cajucultores do Estado do Ceará (Ascaju), que, entre outras reivindicações, pede mais recursos voltados para a cajucultura e aproveitamento do pedúnculo.

Em aparte, o deputado Carlos Matos (PSDB) parabenizou o pronunciamento do parlamentar e ressaltou que a cajucultura não está sendo apoiada como deveria no Estado. “Temos que pedir ações concretas para essa importante atividade no Ceará”, disse.

GM/AT - AG^WENCIA DE NOTICIAS DA AL / ADRIANO MUNIZ

Compartilhar Conteúdo

444