Léo Suricate destaca conquistas do mandato e agradece passagem pelo Parlamento
Por Amanda Andrade* / ALECE
Deputado Léo Suricate (Psol) - Foto: Júnior Pio
O deputado Léo Suricate (Psol) fez um discurso de despedida e agradecimento após cumprir 90 dias de atuação como parlamentar na licença do deputado Renato Roseno (Psol). A fala foi feita durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (5/11).
O deputado iniciou agradecendo aos servidores, colegas da base e da oposição pelo acolhimento durante o período em que esteve na Casa. Ele destacou que procurou utilizar o mandato para dar visibilidade a temas ligados às periferias, com foco em políticas públicas e prevenção à violência. “O que fizemos nesta Casa foi evidenciar o que acontece lá fora, especialmente nos conjuntos habitacionais”, observou, mencionando a realização de uma audiência pública promovida pela Comissão de Proteção Social e Combate à Fome da Alece nessa terça-feira (4/11), no bairro Jangurussu, em Fortaleza.
Entre as conquistas citadas, Suricate ressaltou o acordo que garantiu os direitos trabalhistas de ex-funcionários do Cuca, a articulação em defesa dos professores do cadastro de reserva de Caucaia e o apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 05/25, conhecida como PEC da Internet Livre, que contou com ampla adesão dos parlamentares.
Além disso, o parlamentar também ressaltou a recente visita feita ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na qual reforçou pedidos para construção de creches e escolas de ensino fundamental e médio nos conjuntos dos municípios de Fortaleza, Pacatuba, Sobral e Iguatu.
O deputado também falou sobre o projeto de indicação 576/25, de sua autoria, que deve ser votado ainda nesta quarta-feira. A proposta prevê a criação de uma Política Estadual Zona Viva de Cultura e Tecnologia (ZVCT), que visa promover inclusão social, desenvolvimento humano e autonomia de comunidades residentes em territórios urbanos em situação de vulnerabilidade social, além da prevenção da violência e da mortalidade infantil. A proposição tem coautoria dos deputados Larissa Gaspar (PT), Romeu Aldigueri (PSB) e Guilherme Sampaio (PT).
Em tom de gratidão, o deputado reconheceu o trabalho de sua equipe e destacou o simbolismo de ocupar o espaço legislativo sendo oriundo da periferia. “Nós, das periferias, podemos ocupar esse espaço, mesmo não tendo sobrenomes importantes. Tratei esse mandato com seriedade e respeito, mostrando que é possível sonhar e construir um caminho diferente do que propõe a extrema-direita”, afirmou. “Saio de cabeça erguida, feliz e realizado. A luta continua mesmo sem mandato”, concluiu.
Durante apartes, os deputados Missias Dias (PT) e Guilherme Bismarck (PSB) parabenizaram Léo Suricate pela trajetória e pela representação da juventude periférica. Missias destacou a autenticidade e o compromisso social do parlamentar. “Você é um sobrevivente, leva a verdade e a simplicidade do povo. Espero que o povo cearense o reconduza para continuar representando a periferia e a classe trabalhadora”, elogiou o deputado.
Já Guilherme Bismarck afirmou sentir orgulho pela atuação do colega e desejou que ele continue na política. “Você tem alma transgressora e a política precisa de você”, declarou.
*Estagiária, sob supervisão do editor Vandecy Dourado

