Dra. Silvana propõe visita de deputados a El Salvador para conhecer modelo de segurança
Por Gleydson Silva / ALECE
Deputada Dra. Silvana (PL) - Foto: Junior Pio
A deputada Dr.ᵃ Silvana (PL) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (05/11), a política anticriminalidade adotada pelo governo de El Salvador e sugeriu a visita de uma comissão de parlamentares ao país da América Central. Ela também repudiou as desocupações de famílias ordenadas pelo crime organizado, que impactam cerca de três famílias no Ceará.
A parlamentar anunciou que está protocolando um requerimento junto à Comissão de Defesa Social da Alece para que uma comitiva de deputados conheça de perto o sistema de segurança e o modelo penitenciário implementados pelo presidente salvadorenho Nayib Bukele.
“Não é que vamos copiar, mas vamos conhecer. Uma das coisas que sabemos que Bukele fez foi um grande presídio de segurança máxima para 40 mil detentos. Não pode é deixá-los nas ruas matando e roubando. Depois de preso, vamos trabalhar para evangelizar, lecionar aulas, dar acesso ao ensino superior. É preciso acreditar na recuperação, mas não podemos cruzar os braços”, alertou Dr.ᵃ Silvana.
Segundo a deputada, o Ceará precisa urgentemente de ações firmes contra o crime, como as implementadas em El Salvador, afinal, famílias estão sendo expulsas de suas casas por facções criminosas. “Enquanto isso, o que o Governo do Estado faz é mandar a Polícia Militar para dar apoio e acompanhar a retirada de seus pertences. Isso envergonha e empobrece o nosso Estado”, avaliou.
De acordo com Dr.ᵃ Silvana, cerca de três famílias são tiradas de suas casas por dia, no Ceará, por facções criminosas. O Estado, na avaliação da deputada, precisa arcar com o prejuízo dos cidadãos que são expulsos de seus lares. “Vamos sugerir que o Governo do Estado patrocine que novas casas sejam montadas igualmente às suas casas iniciais. Essas pessoas merecem prioridade máxima para receber sua casa própria. Este Estado que os abandonou e, para alguns casos, só mandou uma viatura para acompanhar a retirada de suas coisas”, ponderou.
O deputado Cláudio Pinho (PDT), em aparte, pediu apoio dos demais parlamentares para assinar um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as circunstâncias de coerção e desalojamento de famílias cearenses de suas residências, sejam elas particulares ou oriundas de programas habitacionais. “Assinem, pois a população precisa saber por que está sendo expulsa de sua casa”, pontuou.
Edição: Lusiana Freire

