Cláudio Pinho cobra ações na segurança e propõe CPI sobre expulsão de famílias no CE
Por Giovanna Munhoz/ ALECE
Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Júnior PioO deputado Cláudio Pinho (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (04/11), a necessidade de reforçar políticas de segurança pública no Estado e defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de expulsão de famílias no Ceará.
O parlamentar destacou requerimento de sua autoria que busca a criação de uma CPI para investigar as causas e as circunstâncias de coerção e desalojamento sofridos por famílias cearenses, obrigadas a deixar suas residências, sejam elas particulares ou obtidas por meio de programas habitacionais. “Já tivemos 219 ocorrências de famílias expulsas de suas casas por conta do crime. Querem sugestão e participação da oposição? Pois peço apoio a essa matéria”, assinalou.
Cláudio Pinho também apontou ter apresentado uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz o alcance da imunidade parlamentar. “A chamada PEC da Blindagem, que amplia a proteção parlamentar e foi aprovada na Câmara dos Deputados, foi bastante criticada. Pois estou propondo a PEC da Desblindagem, e não querem assinar”, disse.
Durante o pronunciamento, o deputado salientou o volume de projetos de sua autoria apresentados na Casa, mas ainda não apreciados. “São 79 projetos de lei e 72 projetos de indicação que não foram apreciados. Diferentemente das mensagens do Governo que chegam de manhã e à tarde e estão aprovadas, nossos projetos não avançam e isso desvaloriza o Poder Legislativo”, explicou.
Em aparte, o deputado Antônio Henrique (PDT) lamentou a falta de celeridade na apreciação das propostas da oposição. Já a deputada Dr.ᵃ Silvana (PL) parabenizou o político e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, por sua filiação ao partido União Brasil.
Edição: Vandecy Dourado

