Busque abaixo o que você precisa!

Alece promove blitz no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Por ALECE

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), promoveu, nesta terça-feira (02/04), blitz relativa ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O Ciadi atende crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) na perspectiva da promoção do desenvolvimento e construção da autonomia a partir das especificidades de cada pessoa, contando sempre com a família como parceira. 

A blitz de sensibilização do público interno e externo da Alece foi realizada pela manhã, no cruzamento da avenida Pontes Vieira com a rua Barbosa de Freitas, no entorno da Assembleia Legislativa. Durante a blitz, o público recebeu informações sobre o autismo como forma de ampliar o conhecimento sobre o transtorno. 

"Valorizar as capacidades, respeitar os limites" é o tema da campanha de 2024 para o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

A coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, ressalta a importância de ampliar de forma contínua o debate sobre o autismo, compartilhando experiências e apontando para o papel de cada pessoa na efetivação de uma sociedade com mais integração, empatia, respeito e oportunidade. Ela lembra que, ao longo do mês de março, o Ciadi realizou diversas ações com foco na trissomia do cromossomo 21, a síndrome de Down e, em abril, o autismo é o ponto de diálogo.

“No Ciadi, acompanhamos crianças e adolescentes com autismo e suas famílias e temos a oportunidade de partilhar os desafios vivenciados e, especialmente, a potência de cada pessoa com acompanhamento e espaço para ser quem é. Um trabalho repleto de significado e de propósito, que reflete o mundo que queremos para todas as pessoas”, comenta.

PROGRAMAÇÃO

Para o mês de abril, estão programadas atividades diversificadas para debater o autismo, os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e suas famílias, as potencialidades, os direitos e políticas públicas e a necessidade de informação e sensibilização para desconstruir preconceitos. 

Ainda na área de conscientização do público, o Ciadi realiza, nos dias 3 e 4 de abril, visitas às unidades do Vapt Vupt em Fortaleza, com conversas objetivas sobre o autismo e suas características com o público que busca os serviços nas centrais.

Atividade mobilizou servidores da Alece - Foto: Bia Medeiros

Também será realizado o “II Seminário Ciadi – Autismo: Valorize as capacidades, respeite os limites” no dia 9 de abril. O encontro terá o debate de assuntos diversos com especialistas, famílias e pessoas com autismo, que poderão partilhar suas experiências e demandas. O seminário acontece no Auditório Murilo Aguiar, no prédio sede da Alece.  

Ainda no dia 9 de abril, a Alece realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo no Plenário 13 de Maio, homenageando pessoas e entidades atuantes para a efetivação dos direitos e espaços das pessoas com autismo.

As famílias acompanhadas pelo Ciadi participarão ainda de rodas de conversa com profissionais do centro sobre assuntos específicos que fazem parte da rotina e das demandas sobre o TEA, nos dias 15, 16 e 17 de abril.

Compartilhar Conteúdo

444