Busque abaixo o que você precisa!

Senadora Augusta Brito se licencia, e Janaína Farias assume vaga no Senado

DIARIONORDESTE

Segunda suplente do mandato do senador Camilo Santana (PT), Janaína Farias (PT) assume nesta terça-feira (2) uma cadeira no Senado Federal. Ela toma posse na vaga do Ceará no lugar da senadora Augusta Brito (PT), primeira suplente do mandato, que saiu de licença para colocar seu nome à disposição do partido nas eleições deste ano. 

A vaga de Camilo no Senado era ocupada por Augusta Brito desde o início do mandato, uma vez que ele se licenciou no início do Governo Lula (PT) para comandar o Ministério da Educação. 

Agora, com a licença de Augusta, é a vez de Janaína Farias ocupar um lugar no Congresso Nacional. Secretária da Gestão do MEC, ela deve deixar o cargo para assumir a vaga eletiva. 

"Hoje, inicio uma nobre e importante missão junto ao Brasil e ao meu Ceará ao assumir o cargo de Senadora da República. Manifesto minha admiração à Senadora Augusta Brito por seu comprometimento com uma política do bem e inclusiva. Minha eterna gratidão ao nosso líder e Ministro Camilo Santana, que sempre acreditou no meu trabalho e me proporcionou tantas oportunidades ao longo desta jornada", declarou a segunda suplente por meio das redes sociais, nesta terça-feira (2). 

A licença da senadora Augusta deve durar 120 dias. No período, ela é cotada para assumir a secretaria de Articulação Política do Governo do Estado. O titular da pasta, Waldemir Catanho, é pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Caucaia, por isso deve se desincompatibilizar do cargo para concorrer à eleição. 

PERFIL 

Janaína Farias é uma das pessoas de confiança do ministro Camilo Santana. Ocupou o cargo de secretária especial durante toda a gestão do petista no Palácio da Abolição - de 2015 a abril de 2022 e, agora, atuava como Secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC. 

Ela é natural de Crateús, município onde é pré-candidata a prefeita. 

Compartilhar Conteúdo

444