Busque abaixo o que você precisa!

Cláudio Pinho critica reajuste aos servidores estaduais apenas em julho

Por Lincoln Vieira / ALECE

 

- Foto: Júnior Pio

 

O deputado Cláudio Pinho (PDT) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quarta-feira (20/03), o reajuste de 5,62% aos servidores do Estado em 2024 a partir de julho. 

Segundo o parlamentar, o aumento deveria ter sido proposto para janeiro deste ano. O deputado reforçou também que os servidores perderão seis meses de reajuste por causa da inflação. “Se o reajuste tivesse sido proposto em janeiro, estaria aplaudindo. Mais uma vez querem enganar os servidores e a sociedade cearense. Na prática, os servidores vão perder seis meses de reajuste”, analisou. 

O deputado salientou ainda que os professores que celebram os 5,62% a partir de julho comemoram um “cheque pré-datado”. “Estamos vendo um silêncio pairar sobre os professores felizes com o reajuste de 5,62% a partir de julho. Quando o reajuste chegar ao seu bolso, servidor, a inflação já tem corroído”, advertiu. 

O parlamentar ressaltou que o Ceará tem os melhores índices de educação no Brasil, entretanto sem reconhecer o trabalho dos municípios.  “Se esquecem que os municípios fazem o dever de casa para termos uma educação de qualidade. É no ensino fundamental os bons resultados do Ceará”, asseverou.

O deputado abordou ainda a segurança pública no Estado. De acordo com ele, o Ceará conta com o 5º  menor efetivo de policiais militares em comparação com os demais estados. “Estão admitindo policiais todos os dias, mas também se aposentam policiais todos os dias. Como o governador vai enviar policiais às paradas de ônibus se não tem efetivo? Deve-se ter um esforço para admitir, treinar policiais para prestar um grande serviço ao povo cearense”, sugeriu. 

Em aparte o deputado Queiroz Filho (PDT) assinalou que o Governo do Estado é “refém” do que prometeu aos profissionais. O parlamentar questionou aos sindicatos se houve diálogo para tratar do tema. “Houve diálogo? Os servidores estão gostando ? Eu creio que não”, questionou. 

O deputado Felipe Mota (União) ressaltou que vai pedir vistas do projeto de lei que trata do reajuste. “O que me deixa preocupado é que a matéria é de importância aos 133 mil servidores, e o Governo pede regime de urgência para a Assembleia? Vou pedir vistas em todas as matérias na comissão no dia de hoje para discutir melhor e inserir emendas para fazer alterações”, anunciou. 

            

Edição: Lusiana Freire

Compartilhar Conteúdo

444