Busque abaixo o que você precisa!

Romeu Aldigueri enaltece ações do Governo do Estado no combate ao crime

Por Lincoln Vieira / ALECE

 

Deputado Romeu Aldigueri (PDT) - Foto: Máximo Moura

 

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) enalteceu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (07/02), a gestão do governador Elmano de Freitas na área de segurança pública. 

Em 2023, segundo ele, a Polícia Civil do Estado do Ceará e a Polícia Militar do Ceará capturaram 34.468 suspeitos em flagrante ou por mandados de prisão e apreensão em todo o Estado. De acordo com Aldigueri, o montante representa aumento de 10,99% em comparação com 2022, quando 31.054 prisões e apreensões foram efetuadas. “A segurança é um grande desafio. Trata-se de uma área de fundamental importância para os cearenses. O Governo do Ceará segue empenhado no combate às facções criminosas. Como resultado, 242 membros de grupos criminosos foram capturados em ações coordenadas em 2023”, assinalou. 

O deputado ressaltou também que as forças de segurança do Ceará, em 2023, apreenderam mais de 6.444 armas de fogo no Estado. Conforme o parlamentar, o número é superior ao de 2022. “Corresponde a um aumento de 2,6% quando comparado com o ano anterior, que registrou 6.279 armas de fogo apreendidas. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)”, detalhou. 

Romeu Aldigueri frisou ainda que, em Fortaleza, em 2023, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil registrou um aumento de 23% nas capturas de suspeitos por crimes registrados na capital. “No ano passado, 756 indivíduos foram localizados e presos. Em 2022, foram 613 capturas. 

O parlamentar salientou que as ações das forças de segurança do Estado fortalecem a “plena atividade” do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). De acordo com ele, a proximidade do espaço físico das sedes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas agiliza a tomada de decisão e incentiva a realização de operações conjuntas, além de fortalecer o desenvolvimento de ações preventivas. 

A convocação de concursados e a aquisição de armamentos e viaturas para as polícias Civil e Militar e para a Perícia Forense, por parte do Governo do Estado, também foram destacadas pelo parlamentar. “Tudo isso é para assegurar as melhores condições de trabalho para nossos homens e mulheres que dedicam suas vidas a garantir um melhor ambiente para a nossa população”, enalteceu.

Romeu Aldigueri informou ainda que o Governo do Estado prossegue com a implantação do BPRaio e do sistema de videomonitoramento. Segundo ele, com as novas bases no interior, a cobertura chega a 75% da população cearense. 

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444