Busque abaixo o que você precisa!

Fernanda Pessoa presta apoio às reivindicações de agentes de saúde

Dep. Fernanda Pessoa (PR)Dep. Fernanda Pessoa (PR)Foto: Junior Pio

 
A deputada Fernanda Pessoa (PR) apoiou, em pronunciamento durante o segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (18/05), as reivindicações dos agentes de saúde do Estado, que estão desde 2014 com o piso salarial congelado.

Para a deputada, os agentes são profissionais essenciais para a saúde pública do País, por representarem o elo entre o sistema público de saúde e as comunidades onde vivem e trabalham. “A ação preventiva é uma forte aliada a nossa saúde, pois ajuda a diminuir as filas dos hospitais. Esses profissionais devem ter a melhor atenção dos nossos governantes, pois tratam da qualidade de vida da nossa gente”, afirmou.

Fernanda Pessoa citou algumas reivindicações dos agentes, tanto em nível nacional quanto estadual. Entre elas estão o reajuste do piso salarial nacional, congelado há dois anos; a aprovação do projeto de lei 1.628/15, que garante aos agentes o direito à insalubridade; a revogação da portaria que substitui o agente comunitário de saúde pelo técnico em enfermagem na equipe da Saúde da Família e uma política de valorização permanente da profissão.

A parlamentar sugeriu ainda a criação de uma comissão para discutir a situação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no Estado do Ceará. Segundo a deputada, existe um requerimento, de sua autoria, em tramitação na Casa desde o ano passado, para a formação dessa comissão.

Em aparte, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) se solidarizou com a fala da deputada, afirmando que o tema é dos mais importantes. Ele elogiou a ação realizada no município de Camocim que garantiu motos para que os agentes de saúde tenham mais facilidade na hora de visitar a população.

Também em aparte, o deputado Antônio Granja (PDT) afirmou que a luta dos agentes de saúde pelos seus direitos é legítima e já acontece há muitos anos. Ele ressaltou a importância dos agentes no atendimento da saúde básica.

FA/CG

Compartilhar Conteúdo

444