Busque abaixo o que você precisa!

Agenor Neto critica anúncio do Governo sobre implantação de novas faculdades

Dep. Agenor Neto (PMDB)Dep. Agenor Neto (PMDB)Foto: Máximo Moura

 
O deputado Agenor Neto (PMDB) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (12/05), o anúncio feito ontem, pelo governador Camilo Santana, sobre a implantação de uma faculdade de Medicina no município de Iguatu. O parlamentar afirmou que o Governo do Estado quer incutir no povo cearense “uma grande mentira” ao não dar os créditos aos idealizadores do projeto.

Iguatu é um dos sete municípios aptos pelo Ministério da Educação (MEC) a receberem uma faculdade de Medicina. A lista, divulgada ontem pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, conta ainda com os municípios de Quixeramobim, Crato, Quixadá, Russas, Crateús e Itapipoca.

Agenor Neto trouxe ao plenário documentos que comprovam que o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e deputados como ele e Danniel Oliveira (PMDB) encabeçam essa luta desde 2011.

O parlamentar lembrou que, segundo a avaliação dos técnicos do MEC, Iguatu é o município cearense mais qualificado, no momento, para receber uma faculdade de Medicina. Essa qualificação, conforme observou, advém de uma série de políticas públicas promovidas pelas últimas gestões do município.

Ele lembrou que Iguatu possui uma escola de saúde pública desde 2006, considerada pelos técnicos do MEC uma das melhores do Nordeste.

“Sendo assim, não podemos admitir que governo algum, por estar em sua reta final, venha e tome para si uma iniciativa que estamos tentando implantar há anos”, disse.

O parlamentar frisou ainda que, apesar de o governador Camilo Santana já estar divulgando o projeto como certo via redes sociais, nada de oficial foi publicado até então. Ele informou que vai a Brasília na próxima semana cobrar e articular a efetivação desse projeto. “Como não tem nada oficial, o jeito é continuar na luta”, disse.

Em aparte, os deputados Tomaz Holanda (PMDB) e Dra. Silvana (PMDB) fizeram coro ao discurso do colega de legenda.

De acordo com Dra. Silvana, o governo petista “sequer vai estar no Poder para concluir essa universidade”. “É preciso abrir os olhos da população, pois a partir de agora não vai mais existir essa estratégia de propaganda enganosa, de tomar crédito pelo que não fez”, disse.

Já Tomaz Holanda afirmou que a atitude do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, em não reconhecer Eunício Oliveira e os parlamentares peemedebistas como mentores do projeto foi “rasteira e mesquinha”. “E gente assim tem que ser afastada da política, deixando apenas aqueles que têm compromisso com o povo”, defendeu.

Já a deputada Rachel Marques (PT) considerou que a notícia da implantação da universidade, no âmbito do MEC, “é oficial”. “Nós deveríamos estar comemorando, pois o projeto finalmente vai sair do papel, e reconhecer que o Governo do Estado também teve sua importância nesse processo”, ponderou.

PE/CG

Compartilhar Conteúdo

444