Busque abaixo o que você precisa!

Augusta Brito destaca Dia da Enfermagem e proposições para a categoria

Deputada Augusta BritoDeputada Augusta BritoFoto: Paulo Rocha

A deputada Augusta Brito (PCdoB) lembrou o Dia Internacional da Enfermagem, no primeiro expediente da sessão plenária realizada de forma presencial e remota, nesta quinta-feira (13/05). A parlamentar comemorou a data e anunciou duas propostas de autoria dele destinadas à categoria.

O projeto de indicação 127/21 que, tem teor semelhante ao PL 2564/20, em tramitação no Senado Federal, que trata da adequação do piso salarial e regula a carga horária dos profissionais de enfermagem, porém, no âmbito do Estado.. A proposta foi subscrita pelos deputados Antônio Granja (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Guilherme Landim (PDT), Audic Mota (PSB), Erika Amorim (PSD), Aderlânia Noronha (SD), Moisés Braz (PT), e Fernanda PEssoa (PSDB).

A outra matéria se refere ao requerimento destinado ao Senado Federal, cobrando celeridade na tramitação do PL 2564/20. “Esse projeto é de grande importância para a categoria, pois corresponde ao reconhecimento não apenas da importância da atuação dos profissionais de enfermagem no nosso cotidiano, algo que foi muito ressaltado durante a pandemia, mas o reconhecimento financeiro e condições dignas para sua atuação”, disse.

Augusta Brito também fez menção ao 17º Congresso Cearense de Enfermagem, realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben - Seção Ceará). Durante esta semana, até 14 de maio, segundo a deputada, estão sendo realizadas, de forma virtual pela associação, discussões, palestras e seminários, sobre temas diversos de interesse da categoria, com destaque para o debate “Desafios e Oportunidades na Luta pela Valorização Profissional na Enfermagem”.

Em aparte, as deputadas Erika Amorim (PSD), Aderlânia Noronha (SD), Antônio Granja (PDT), Moisés Braz (PT), Romeu Aldigueri (PDT), Fernanda Pessoa (PSDB) se solidarizaram com as demandas da categoria.

Erika Amorim ressaltou a atuação dos profissionais na linha de frente do combate à pandemia. Romeu Aldigueri comentou que a atuação na pandemia foi a “comprovação inequívoca da importância e relevância da categoria para a sociedade”. 

Moisés Braz anunciou que também assinou um projeto de indicação de mesmo teor que o de Augusta Brito e pediu para subscrever o da deputada. “Elaborei esse projeto visando engajar nessa luta, pois tenho observado de perto a atuação desses profissionais durante essa crise sanitária”, explicou.

Aderlânia Noronha, Antonio Granja e Fernanda Pessoa também exaltaram o profissionalismo e empenho das enfermeiras e enfermeiros cearenses, e frisaram a importância da aprovação desses projetos.

PE/AT

Compartilhar Conteúdo

444