Busque abaixo o que você precisa!

Antônio Granja anuncia inauguração de ala no Hospital do Vale do Jaguaribe

Deputado Antônio Granja Deputado Antônio GranjaFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Antônio Granja (PDT) anunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13/05), que o Governo do Estado vai inaugurar, nos próximos dias, uma ala voltada para atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). Será o primeiro setor a ser entregue na unidade, mas, segundo o parlamentar, novos espaços devem ser entregues posteriormente.

O parlamentar acredita que, até o final da próxima semana, o governador deve inaugurar uma ala para Covid-19 e, gradualmente, as outras serão entregues, como ocorreu nos outros hospitais estaduais. O deputado Antônio Granja destacou que a unidade regional de saúde terá quase 30 mil metros quadrados e um investimento de R$ 122 milhões, englobando fundos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esta vai ser a maior obra do governador Camilo Santana no Vale do Jaguaribe, beneficiando 22 municípios e quase meio milhão de pessoas. Estou muito feliz com esse equipamento que é para a saúde da nossa população, justamente em um momento tão grave para a saúde pública”, enfatizou.

O HRVJ contará com unidades de emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico com seis salas, e enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, somando 304 leitos, conforme Antônio Granja. Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

Segundo o deputado, após a entrega de outras unidades de saúde pelo então governador Cid Gomes, ele mesmo solicitou ao chefe do Executivo a implantação do hospital na região, apontando o tamanho da população, as necessidades e ganhos com o equipamento no Vale do Jaguaribe. “Essa luta foi minha, mas também de todos.Do governador, de vários deputados, prefeitos, fiz caminhadas lá pelas ruas de Limoeiro do Norte e agora estamos perto desse momento de inaugurar uma ala no hospital, tão esperado por todos”, afirmou.

Antônio Granja ponderou que, mesmo com todos os esforços do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia, a disseminação da Covid-19 no Vale do Jaguaribe é “muito grave” e muitos entes queridos foram perdidos. O deputado pediu ainda a colaboração da população no enfrentamento à doença, pois muito não estão levando a sério. “Isto é uma Guerra. Temos que nos manter firmes com as orientações, com o distanciamento social, uso de álcool, máscara. Cuidados importantes, enquanto a vacina não chega para todos, pois está lenta”, potuou.

O deputado Nelinho (PSDB), em aparte, ressaltou a importância do hospital para o Vale do Jaguaribe e afirmou que a obra vai atender uma população que necessita do atendimento, sobretudo neste momento de pandemia. “Este hospital vai ser um divisor de águas para a nossa região. Teremos a confiança agora de que quando precisarmos de um atendimento, de um leito de UTI, nós teremos esse suporte. Parabenizo o governador, pois o equipamento chega em uma boa hora para ajudar nossa população”, assinalou.

A deputada Érika Amorim (PSB), acrescentou que o equipamento é de grande importância para o Vale do Jaguaribe e destacou o empenho dos representantes da região e do Governo pela entrega do hospital.

A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) apontou a relevância da unidade, principalmente para atender paciente da Covid, mas alertou que é necessário que a região tenha o apoio psicológico e de outras áreas de saúde, e que o atendimento se mantenha após a pandemia.

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) parabenizou o deputado Antônio Granja pelos esforços para a implantação desse hospital e para a abertura do mesmo em um momento que a população mais precisa. “Vossa excelência tem 22 anos nesta Casa e trabalha como se fosse o primeiro dia, com todo o empenho pela nossa população”, observou.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) também destacou o empenho do deputado Granja na luta por pautas relevantes e pelo trabalho na Assembleia Legislativa. “A região do Vale do Jaguaribe e todos os cearenses estão muito bem representados nessa Casa”, assegurou.

GS/AT

Compartilhar Conteúdo

444