Busque abaixo o que você precisa!

COLUNA PARLAMENTARES EM AÇÃO 26.03

Heitor Férrer critica má distribuição de renda no Ceará

 Deputado Heitor Férrer

O deputado Heitor Férrer (SD) criticou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (26/03), a má distribuição de renda no Brasil, em especial, no Ceará.

O parlamentar lembrou que no Ceará, 44,8% da população vive com renda de R$ 20 por dia, e que lamenta que o Governo do Estado precise de políticas públicas como o Programa Mais Infância, que entre suas ações, concede o valor de R$ 85 por mês para famílias com crianças menores de seis anos de idade.

Heitor Férrer ressaltou que jamais seria contra uma política pública como o Programa Mais Infância, pois nunca votaria contra algo que incrementasse a renda dessas famílias. “Eu jamais votaria por negar um alimento a mais a quem passa fome. O momento em que estamos exige isso. Mas esse tipo de política é a prova da nossa péssima formação ao longo dos anos, pois apesar de termos aumento no PIB cearense, nosso povo continua precisando de muita coisa, como o Bolsa Família, que ainda é necessário em tantos municípios”, explicou.

Para o deputado, a forma de se igualar a distribuição de renda se faz  com políticas públicas e a capacitação da população é uma das principais ferramentas. “Nossas riquezas continuam concentradas na mão de quem já têm. Sei que o Governo do Estado vem investindo na educação e temos tido boas notas nas avaliações do ensino público do Ceará. Quando reclamo da distribuição de renda é porque desejo que as gerações futuras tenham um destino melhor que a atual”, afirmou.

Salmito quer oportunidade produtiva para população do sertão cearense

Deputado Salmito

O deputado Salmito (PDT) informou, que irá apresentar, em maio, uma proposta que deve consistir em uma “oportunidade produtiva” para os sertanejos e habitantes do semiárido cearense.

De acordo com ele, mesmo com todos os avanços alcançados na garantia de recursos hídricos para aqueles que convivem com a seca, ainda não foi apresentada nenhuma ideia que permita que o sertanejo e as localidades do sertão nordestino se tornem economicamente sustentáveis.

O parlamentar afirmou que o seu gabinete está reunindo técnicos de órgãos competentes, como as universidades e a Embrapa, para discutir e construir uma proposta. “Em maio pretendo trazer essa proposta à Casa, e, se for viável, o Poder Executivo pode assimilar e transformar essa ideia em um programa de governo”, disse.

A proposta, conforme observou, deve considerar o fenômeno da seca como uma realidade da geografia local. “A construção social e econômica do  nosso semiárido não considera a seca como uma realidade. Avançamos muito no sentido de conter os efeitos da seca, mas esses avanços ainda não apresentaram uma oportunidade produtiva para o sertanejo”, frisou.

Salmito lembrou programas assistenciais como o Bolsa Família, que, segundo ele, impactaram positivamente as economias dessas localidades afetadas pela seca, no âmbito do consumo. Da mesma forma, ainda conforme o deputado, gerar oportunidade na perspectiva da produção pode impactar tanto no consumo quanto gerar sustentabilidade econômica, fazendo com que os trabalhadores do sertão participem da economia do Estado.

Júlio César Filho repercute mudança do nome do PPS para Cidadania

 Deputado Júlio César Filho

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Júlio César Filho (PPS) destacou, a realização de Congresso Nacional do PPS neste último fim de semana, em Brasília. De acordo com o parlamentar, durante o evento foram aprovadas a mudança no nome do partido, que passa a se chamar Cidadania, além da Carta de Princípios da nova formação política.

Segundo Júlio César, o Ceará levou uma das maiores comitivas de participantes no congresso, que teve presença de deputados federais, estaduais, lideranças partidárias de todo o País, assim como do presidente nacional da sigla, deputado Roberto Freire (PPS/SP).

“A legenda deixa de ser Partido Popular Socialista para se tornar Cidadania 23, refletido no novo estatuto do partido por meio de novas ações, bandeiras e posicionamento, alinhado mais ao centro”, salientou Júlio César.

Ainda para ele, as lideranças cearenses estão abraçando o Cidadania por sua postura ideológica e defesa de uma política mais transparente em todo o Brasil.

“Queremos agora fomentar encontros regionais, para que os diretórios municipais possam entender este novo alinhamento, e possamos inaugurar um novo momento, não apenas do partido, mas da política nacional”, assinalou o deputado.

Fernando Santana destaca aniversário de 175 anos de Padre Cícero

 Deputado Fernando Santana

O deputado Fernando Santana (PT) registrou o aniversário de 175 anos de Padre Cícero em Juazeiro do Norte. O parlamentar destacou que o tributo ao padre foi feito com programação de festejos, iniciados na madrugada de sábado (23/03).

“Os festejos alusivos a tão significativa data foram feitos com o corte do bolo tradicional, serestas e, mesmo numa madrugada chuvosa, a praça da Matriz estava lotada de fieis, famílias inteiras para prestigiar esse momento”, relatou.

O parlamentar, oriundo da região do Cariri, disse que não poderia deixar de falar sobre o evento, considerado importante na história carirense. “Seu aniversário traz em nós a fé, a oração, e a capacidade, como homem público, de querer servir as pessoas mais simples”, ponderou.

Ao fazer um breve histórico, Fernando Santana afirmou que Padre Cícero, além de importante líder religioso brasileiro, tinha influência sobre a vida social e política do Estado.

“Até hoje, nós do Cariri, sobretudo de Juazeiro do Norte, nos alimentamos daquele que foi um grande benfeitor de Juazeiro; porque tudo que ele estimulou gerou em Juazeiro do Norte a condição de uma das mais importantes cidades do Nordeste e do Ceará”, frisou, destacando a saúde financeira e econômica do município.

Fernando Santana informou ainda que solicitou a realização de sessão solene para comemorar os 50 anos de edificação do monumento do Padre Cícero, localizado na Colina do Horto, edificado no final dos anos 60. “Que essa sessão solene seja realizada lá em Juazeiro, homenageando esse grande homem religioso e público que foi nosso Padim Cícero”, sugeriu.

Queiroz Filho informa sobre concessão do Cartão Mais Infância

Deputado Queiroz Filho

O deputado Queiroz filho (PDT) defendeu a concessão do “Cartão Mais Infância”. A lei que transforma em o programa em política de estado foi sancionada pelo governador Camilo Santana na semana passada.

O programa tem o intuito de reduzir as desigualdades sociais e a extrema pobreza no Ceará. O parlamentar explicou que o benefício foi aprovado pela Casa e faz parte do programa de atenção a criança na primeira infância.

“São para crianças e famílias que estão em extrema vulnerabilidade, numa faixa de extrema pobreza. A gente entende que é muito importante a concessão, com a certeza de que num futuro próximo não será mais necessário”, avaliou.

Segundo Queiroz Filho, estudos realizados por economistas apontam que a cada dólar investido na primeira infância, são economizados $7 no futuro para a criança. Na avaliação dele, a concessão é mais um das políticas sociais implantadas pelo Governo do Ceará, que, de acordo com o deputado, tem transformado o estado numa referência em educação.

Salmito avalia que Ceará é destaque em gestão política

Deputado Salmito

 

O deputado Salmito (PDT) afirmou, que o Ceará é um dos estados que se destaca no Brasil graças à governança política.

“O Ceará é um destaque em gestão fiscal e educação de qualidade graças à gestão política, pois a rigor, o Estado não deveria nem ter sido povoado, já que é o estado com maior escassez de água do Brasil”, disse.

De acordo come ele, o que impede que o Ceará saia dos 2% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional são as condições estruturantes. “E aqui cabe a nós, parlamentares, propor ideias que movimentem e deem sustentabilidade à economia das localidades do semiárido”, pontuou.

Júlio César Filho salienta importância do Programa Mais Infância

Deputado Júlio César Filho

O líder do Governo na Casa, deputado Júlio César Filho (PPS), exaltou, o Programa Mais Infância. Para o parlamentar, o Estado do Ceará é referência nacional em políticas públicas para a primeira infância por conta de iniciativas como este programa.

Segundo Júlio César, a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, já concedeu diversas palestras e participou de inúmeras conferências por todo o País, apresentando dados e destacando o que o programa representa para as crianças cearenses.

“O Ceará já entregou brinquedopraças, centros de educação infantil, praças Mais Infância, que são investimentos para as nossas crianças”, destacou o deputado.

Heitor ressalta dificuldades de servidores em conseguir aposentadoria

 Deputado Heitor Férrer

O deputado Heitor Ferrer (SD) ressaltou, que os servidores públicos brasileiros que começaram a trabalhar entre os anos de 1983 a 1988 estão com problemas para se aposentar.

Segundo o parlamentar, a Constituição Federal de 1988 prevê garantia de estabilidade para quem estivesse no serviço público de 1983 para baixo. “Porém, os funcionários que entraram depois de 1983 estão no limbo. Agora que chegou o momento destes se aposentarem, muitos tribunais e procuradorias não estão garantindo esses direitos”, disse.

Heitor Férrer assinalou que, com a ajuda do deputado federal Jaziel Pereira (PR/CE), vai trabalhar uma proposta para garantir a aposentadoria destes trabalhadores. “O Jaziel abraçou essa ideia e vai buscar meios para que os servidores de 1983 a 1988 possam gozar dos mesmos benefícios dos mais antigos”, assinalou.

EDVAR XIMENES COM APOIO DA AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

Compartilhar Conteúdo

444