Busque abaixo o que você precisa!

Agenda A3P da AL dá exemplo de consumo consciente no Dia Mundial da Água

Agenda A3P da AL dá exemplo de consumo consciente no Dia Mundial da Água

 
O Dia Mundial da Água é celebrado nesta sexta-feira (22/03), com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a preservação dos recursos hídricos e o consumo consciente. A Assembleia Legislativa do Ceará, preocupada com a responsabilidade socioambiental, dispõe da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que adota critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública.

Uma das ações bem-sucedidas é o reúso da água de aparelhos de ar condicionado do Poder Legislativo, adotado em 2017. A iniciativa é da Comissão Gestora da A3P, coordenada pela Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da ALCE.

Lindolfo Cordeiro, coordenador da A3P, destaca que a Casa tem um papel importante também para despertar a conscientização da população cearense. ''Estamos comemorando o Dia Mundial da Água. Especialmente para nós do Nordeste, a água é um bem precioso.Temos dois projetos voltados para o tema. Um deles é o reúso da água proveniente da condensação dos aparelhos de ar condicionado, que chega a economizar diariamente cerca de 150 litros. O outro é o projeto de captação de águas pluviais no anexo 2 , onde foi construída uma cisterna para ser utilizada na rega do jardim e para o funcionamento da fonte e espelhos d'água'', destaca.

O projeto de captação de água pluviais do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo 2 da Assembleia, deve ser lançado em abril de 2019. A expectativa é que o projeto se estenda  também para o anexo 3, que está em fase de construção.  

PIONEIRISMO DA ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa assinou, em 2012 o termo de adesão à A3P, que lhe conferiu, naquele ano, o título de primeira Casa Legislativa do País a aderir ao programa e a receber a certificação do Selo A3P Verde.

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do País a implementarem práticas de sustentabilidade. "A Assembleia procura estar à frente dessas ações porque ela é o espelho da sociedade. Adotando diferentes iniciativas, fazemos com que a sociedade se sinta motivada a fazer o mesmo, para que essa consciência ambiental possa ultrapassar os limites da Casa'', afirma Lindolfo Cordeiro.

A A3P pretender lançar novas ações para o biênio 2019-2020. O órgão já adquiriu lixeiros com separação de resíduos por categorias, que serão colocados em todos os setores do parlamento. Em abril, será realizado um chamamento público para todas as entidades e associações de recicladores e catadores. O intuito é realizar uma parceria para recolher os resíduos recicláveis. Um estudo também está sendo realizado para avaliar a viabilidade da adoção de energia solar como fonte de energia em parte do Poder Legislativo.

Da Redação/Com Comunicação Interna

Compartilhar Conteúdo

444