Busque abaixo o que você precisa!

COLUNA PARLAMENTARES EM AÇÃO 13.02

PRESIDENTE DA UNALE

 

Presidente da Unale visita a Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará recebeu, na tarde desta quarta-feira (13/02), o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Kennedy Nunes (PSD/SC).

Durante a visita à Casa, Kennedy Nunes destacou alguns temas que serão trabalhados pela Unale ao longo do ano de 2019, como a questão do Pacto Federativo, a implantação do Sistema Único de Segurança Pública e a criação de políticas públicas de prevenção do suicídio e da automutilação.

O deputado estadual e secretário da Unale, Sérgio Aguiar (PDT), informou que, no início da sessão plenária de quinta-feira (14/02), haverá uma apresentação da entidade aos parlamentares. De acordo com o parlamentar, o objetivo é estimular os deputados a participarem ativamente da instituição, sobretudo no que diz respeito a uma nova reformulação do Pacto Federativo. “Queremos aproveitar o que foi dito pelo atual presidente da República de ‘menos Brasília e mais Brasil’ e fazer isso também ecoar nas Assembleias Legislativas Estaduais”, pontuou.

XCXCXCXCXCXCXCX

Heitor Férrer solicita desarquivamento de projetos de lei

O deputado Heitor Férrer (SD) solicitou, quarta-feira (13/02), o desarquivamento de dois projetos de lei de autoria dele. O projeto de lei de n° 241/17 determina que a Assembleia Legislativa do Ceará seja obrigatoriamente notificada do recebimento de recursos federais ou de entidades internacionais públicas ou privadas. Já o de n° 240/17 determina que a Casa seja notificada sobre os recursos repassados aos municípios.

Heitor Férrer pediu aos colegas deputados que colaborassem com a aprovação das duas matérias, em Plenário, pois segundo ele, as mesmas já tramitaram nas comissões técnicas e passaram pela Procuradoria da Casa. “Faço esse humilde pedido aqui para que possamos aprovar essas duas matérias e, como parlamentares, podermos fiscalizar ainda mais os recursos dos cearenses, pois, se somos fiscais, temos direito de saber sobre os milhões que o Estado recebe”, salientou.

XCXCXCXCXCXCXCXCXCX

Apóstolo Luiz Henrique agradece a Deus e aos eleitores

O deputado Apóstolo Luiz Henrique (Patri) agradeceu, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (13/02), a Deus e aos eleitores a oportunidade de assumir mandato na Assembleia Legislativa e defendeu o respeito ao Parlamento estadual. O parlamentar ressaltou que foi usuário de entorpecentes e pretende defender a reinserção social dessas pessoas. “Durante quinze anos fui usuário de drogas, fui alcoólatra e me prostituía. Meu papel é trazer esperança para todos aqueles que estão ouvindo pela rádio ou nos assistindo pela TV”, declarou o parlamentar.

Apóstolo Luiz Henrique enfatizou que pautará seu mandato pelo respeito ao Parlamento e pelos deputados. Além disso, também afirmou que zelará pelo mandato, defendendo valores e princípios. “Não vou defender somente a bandeira evangélica e não quero ser tido como religioso. Defendo valores e princípios que norteiam nossas vidas e irão fazer de nós mais do que vencedores”, destacou.

XCXCXCXCXCXCXCX

Salmito comenta notícia sobre aposentadoria parlamentar

O deputado Salmito (PDT) comentou, quarta-feira (13/02), matéria do jornal Diário do Nordeste que trata da aposentadoria parlamentar. “Tenho muito respeito por esse jornal, porém essa pauta não vai trazer nenhum benefício para a população. Não fala de educação, não fala sobre segurança nas barragens e nem sobre a convivência com a seca”, lamentou.

O deputado enfatizou que o Parlamento do Estado custa por habitante cearense R$ 0,14 por dia. “Esse é o custo da Casa do Povo. Quanto ao sistema previdenciário parlamentar, o deputado paga para ter acesso. Não é o povo pagando. Cada parlamentar desconta de seu subsídio para ter direito como prevê a Constituição Federal”, esclareceu.

XCXCXCXCXCXCXCXCXC

Patrícia Aguiar garante trabalhar para melhorar vida dos cearenses

A deputada Patrícia Aguiar (PSD) assegurou nesta quarta-feira (13/02), que vai trabalhar para corresponder aos anseios e melhorar a vida social da população cearense. “Será com muita humildade e trabalho para corresponder as expectativas do povo que me elegeu e manter viva em suas mentes e corações a esperança”, garantiu. A parlamentar, mais votada da região do município de Tauá e da região dos Inhamuns, afirmou que pretende provocar na Casa o melhor debate na construção de políticas públicas que possam ser aperfeiçoadas ou instituídas a partir de pactos envolvendo “problemas que angustiam a sociedade”.

A deputada afirmou que as exitosas gestões que o Ceará teve não diminuem o desafio para a captação de parcerias e recursos externos para ajudar o Ceará “a manter a louvável posição de estado não só equilibrado, mas que disponha de margem para investimentos.” “Não só eu, mas cada parlamentar aqui tem inúmeros desafios a tratar nesta Casa”, ressaltou.

CVCVCVCVCVCVCVCV

Guilherme Landim sugere comissão para acompanhar obras do rio São Francisco

O deputado Guilherme Landim (PDT) anunciou, quarta-feira (13/02), o requerimento, de autoria dele, direcionado à Mesa Diretora para a formação de uma comissão especial para acompanhar por 180 dias as obras da transposição do Rio São Francisco, em especial os trechos que cortam o Ceará.

Segundo o parlamentar, existem cerca de cinco barragens que foram construídas próximas ao município de Brejo Santo que deverão  movimentar uma grande quantidade de água. “Tenho sérias preocupações com as nossas barragens. Recentemente, vimos a Agência Nacional de Águas anunciar estado de alerta para todas as barragens do Brasil e que realizará um monitoramento dos riscos até maio”, salientou.

XCXCXCXCXCXCXC

Nezinho Farias lembra 320 anos de criação de Aquiraz

O deputado Nezinho Farias (PDT) destacou, quarta-feira (13/02), o município de Aquiraz pelos 320 anos de criação. “Na pessoa do prefeito de Aquiraz, Edson Sá, parabenizo a todos os gestores e munícipes." O parlamentar observou ainda que, nesta quarta-feira, é  comemorado o Dia Mundial do Rádio. “Devemos lembrar essa data por conta do importante equipamento que é o rádio, principalmente para as pessoas do interior do Estado. Parabéns a todos que também utilizam o rádio para informar os cidadãos levando as notícias”, disse.

XCXCXCXCXCXCXCX

Sérgio Aguiar destaca presença do presidente da Unale na AL nesta quinta

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comunicou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13/02), que o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Kennedy Nunes (PSD/SC), estará presente no Plenário 13 de Maio, na manhã desta quinta-feira (14/02).

De acordo com Sérgio Aguiar, Kennedy vem a Fortaleza para uma audiência com o presidente do Legislativo Estadual, deputado José Sarto, e para expor aos deputados cearenses a importância da Unale.


“É uma instituição que tem como papel a defesa da autonomia dos poderes legislativos estaduais perante a unidade federal”, destacou o parlamentar. Sérgio Aguiar também registrou que nos últimos dias a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, vem realizando a entrega de kits paradidáticos aos alunos da rede municipal de ensino. “Esta ação faz com que os jovens da rede de ensino público tenham uma maior atratividade e um maior envolvimento com os seus estudos”, salientou o deputado.

XCXCXCXCXCXCXC

Antônio Granja demonstra preocupação com quadra invernosa no Ceará

O deputado Antônio Granja (PDT) externou preocupação, durante o tempo de liderança da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13/02), sobre a regularização da quadra invernosa no Ceará.

De acordo com o parlamentar, no último sábado (09/02) foram 500 mil tilápias mortas na barragem do açude Castanhão. “Estamos em meados de fevereiro e nossos grandes reservatórios de água continuam com volume muito baixo, como é o caso do Castanhão, que está com apenas 4% do volume e registrou a mortalidade de 500 mil tilápias. Imaginem como ficam as famílias que vivem do pescado?”

Antônio Granja informou que estará reunido, na quinta-feira (14/02) com o assessor especial de Relações Institucionais do Estado do Ceará, Nelson Martins, junto a uma comitiva do município de Jaguaribe, com o objetivo de expor o problema. “A culpa não é do Governo do Estado, pois este tem feito o que está ao seu alcance. Precisamos pressionar nossos deputados federais e mostrar a importância da transposição do rio São Francisco, pois nossos reservatórios não darão conta da necessidade”, avaliou.

XCXCXCXCXCXCXCX

Carlos Felipe aborda efeitos com financiamento privado de campanhas

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) tratou, durante o tempo de liderança da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13/02), sobre as consequências do financiamento privado em campanhas políticas.

Segundo o parlamentar, o episódio trágico de Brumadinho trouxe respostas para o debate sobre o financiamento público e privado de campanhas. De acordo com Carlos Felipe, dos nove deputados federais mineiros, cinco haviam recebido dinheiro da empresa Vale ou de diretores da companhia em suas campanhas.

“Também na Câmara Federal, dos 13 deputados que faziam parte da Comissão de Mineração da Casa, nove tinham recebido recursos das empresas ou de pessoas físicas ligadas a empresas de mineração, culminando na paralisação de diversos projetos ambientais, que poderiam impedir tragédias como as de Mariana e Brumadinho”, apontou Carlos Felipe.

Para ele, o financiamento privado de campanhas contamina o ambiente político e institui um lobby dentro das casas legislativas. “Foram 300 brasileiros enterrados vivos em Brumadinho, porque a legislação permitiu que pessoas e empresas financiassem determinados políticos, e não deixaram andar projetos essenciais para a nossa segurança ambiental”, lamentou.

XCXCXCXCXCXCXCXCXC

COM APOIO DA AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ASSEMBLEIA

Compartilhar Conteúdo

444