Busque abaixo o que você precisa!

COLUNA PARLAMENTARES EM AÇÃO 12.02

ROMEU ALDIGUERI

 

ROMEU ALDIGUERI DESTACA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM GRANJA

 

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) comemorou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (12/02), a redução de 70% da mortalidade infantil no município de Granja. De acordo com ele, a queda foi de 31 mortes em 2017 para 14 em 2018, dado que “representa todo o empenho da assistência materna no município”.

O parlamentar destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Granja, que, segundo ele, proporcionou, desde 2012, o aumento de 6% para 100% da cobertura do município em saúde. Ainda segundo Aldigueri, desde 2012 foram construídos nove postos de saúde e foram adquiridas 12 ambulâncias. Houve ainda a recuperação de todo o hospital maternidade do município, além da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

Romeu Aldigueri também comentou a decisão da prefeita de Granja, Amanda Aldigueri, de cancelar o carnaval do município deste ano. “Foi uma decisão acertada e muito difícil de ser feita. Houve muita destruição com as chuvas que já aconteceram e ainda estamos no início da quadra chuvosa”, explicou.

XCXCXCXCXCXCXCXCX

ACRÍSIO SENA APONTA PREOCUPAÇÃO COM O CRESCIMENTO DOS CRIMES CIBERNÉTICOS

O deputado Acrísio Sena (PT) alertou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (12/02), para a problemática dos crimes cibernéticos. De acordo com o parlamentar, os riscos tecnológicos já atingiram uma dimensão tão ampla que foram pauta no Fórum de Davos, na Suíça, em janeiro.

Segundo Acrísio Sena, no encontro, 75 líderes mundiais confessaram os seus temores sobre a questão dos avanços tecnológicos e suas ameaças. “Temas como a influência das redes sociais e as políticas de confidencialidade de dados entre pessoas e gigantes da tecnologia representam desafios reais para a sociedade”, assinalou o deputado.

Acrísio acrescentou que especialistas apontam que os crimes cibernéticos estão entre os cinco maiores problemas globais atualmente. “Crimes envolvendo lavagem de dinheiro e uma vastidão de outros problemas envolvendo comércio internacional, além da prostituição e tantas outras questões ainda fogem de um controle adequado”, avaliou o parlamentar.

Acrísio Sena lamentou também que muitas mulheres têm suas vidas íntimas expostas na internet, e quando recorrem às delegacias carecem de um acompanhamento necessário para suas demandas.

XCXCXCXCXCXCXCX

DEPUTADO QUEIROZ FILHO AGRADECE VOTOS DE ELEITORES

O deputado Queiroz Filho (PDT) agradeceu, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (12/02), a expressiva votação que obteve nas eleições de 2018.

O parlamentar externou seu contentamento em ocupar a tribuna do Plenário 13 de Maio pela primeira vez e reforçou o compromisso com o Ceará. “Preciso agradecer a Deus, à minha família e aos eleitores pela confiança e oportunidade que me deram em estar aqui. A eles devo todo meu trabalho e empenho, que farei com dedicação e determinação”, afirmou.

Queiroz Filho relembrou a trajetória profissional e as experiências que carrega consigo. “Sou filho de médico e de dentista, nasci na Parquelândia. Sou formado em direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor)", contou. O deputado informou ainda que lecionou na Universidade Vale do Acaraú, foi chefe de gabinete do Roberto Cláudio, onde pôde conhecer a máquina pública e aprender muito com todas as secretarias.

O deputado disse estar honrado em ocupar uma cadeira no Parlamento cearense e compor a base aliada do Governo. “Tivemos o privilégio de ouvir a mensagem governamental e entender que este governo não carrega consigo somente a legitimidade das últimas eleições, mas por trazer a esta Casa projetos para mudar a vida do povo cearense para melhor”, declarou.

XCXCXCXCXXCXC

AUGUSTA BRITO FAZ BALANÇO DE AÇÕES DA PROCURADORIA DA MULHER

A deputada Augusta Brito (PCdoB) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária da AL desta terça-feira (12/02), as ações realizadas durante os dois anos que esteve à frente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

“Várias ações nós fizemos, enfrentando essa grande luta, essa batalha que é a violência contra a mulher”, afirmou, ressaltando a contribuição do ex-presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque.

Entre as iniciativas do órgão, Augusta citou a Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher, que percorreu mais de 20 municípios cearenses, atendendo a quase 7 mil adolescentes. “Essa ação da caravana, a gente tem a intenção de reestruturar e dar continuidade a esse trabalho”, adiantou.

A parlamentar afirmou que é grande o desconhecimento sobre a Lei Maria da Penha por parte da população. “Cerca de 99% das pessoas que participaram da caravana já tinham ouvido falar da Lei Maria da Penha, mas apenas 30% sabiam do que a lei se trata. Para garantir a efetividade da lei precisamos conhecê-la”, defendeu.

Augusta Brito afirmou que são crescentes os índices de violência contra as mulheres, defendendo que o assunto merece ser frequentemente debatido e tratado com seriedade. Segundo ela, a cada três minutos há uma mulher sendo violentada. Ainda de acordo com a deputada, 503 mulheres brasileiras são vítimas a cada uma hora.

XCXCXCXCXCXCXCX

LUCÍLVIO GIRÃO LAMENTA MORTE DO JORNALISTA RICARDO BOECHAT

O deputado Lucílvio Girão (PP) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (12/02), a morte do jornalista Ricardo Boechat, ocorrida  na segunda-feira (11/02), em São Paulo.

O parlamentar destacou que o apresentador era uma pessoa intelectual e competente, cujo falecimento, em virtude de um acidente de helicóptero,   representa uma grande perda para o jornalismo brasileiro.

  
Lucílvio Girão comentou ainda o 
pronunciamento do parlamentar André Fernandes (PSL), na última quinta-feira (07/02) na AL.  Ele  considerou as declarações uma agressão à história do Legislativo cearense. “O deputado foi infeliz e faltou assessoria para orientar, porque houve uma agressão aos 46 parlamentares aqui presentes”, ressaltou.

O parlamentar, que exerce o quinto mandato, afirmou nunca ter visto “correr propina na Casa”. Além disso, o deputado cobrou respeito à Assembleia e orientou André Fernandes a fazer denúncias, somente com a apresentação de provas. “Eu fico do lado do deputado se ele vier à tribuna e mostrar provas”, pontuou.

Em aparte, as deputadas Dra.Silvana (PR) e Patrícia Aguiar (PSD) elogiaram Lucílvio Girão e parabenizaram o deputado por defender o Parlamento cearense e por incentivar o diálogo e o debate político.

XCXCXCXCXCXCXCX

JÚLIO CÉSAR FILHO RESSALTA IMPORTÂNCIA DE DIÁLOGO

O deputado Júlio César Filho (PPS) anunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (12/02), que acatou o convite feito por Camilo Santana para ser o líder do Governo na Casa. O parlamentar ressaltou que na vice-liderança assumem a deputada Augusta Brito (PCdoB) e o deputado Walter Cavalcante (MDB).

Júlio César Filho enfatizou que vai buscar, primeiramente, o diálogo com todos os deputados. “Como líder, me coloco à disposição de todos os colegas da base aliada e oposição, buscando sempre a conversação, o equilíbrio e fazendo com que todo o objetivo seja atender os anseios da população para melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou.

O deputado salientou que chegou ao Parlamento cearense em 2011, com 24 anos de idade. Presidiu a Comissão de Juventude e também a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Casa, além de ser vice-líder dos governos de Cid Gomes e Camilo Santana. “Acredito nesse projeto de Governo e como líder me sinto honrado de poder dar minha contribuição. Pretendo continuar aprendendo com os debates e experiências de todos os parlamentares”, disse.

Em aparte, os deputados Dra Silvana (PR), Leonardo Pinheiro (PP), Walter Cavalcante (MDB), Tin Gomes (PDT), Guilherme Landim (PDT), Augusta Brito (PCdoB) e Danniel Oliveira (MDB) comemoraram a escolha do governador Camilo Santana e parabenizaram o deputado Júlio César Filho pela liderança do Governo.

XCXCXCXCXCXCX

DRA. SILVANA ESCLARECE SOBRE VERBA PARTIDÁRIA

A deputada Dra. Silvana (PR) comentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (12/02) sobre a legitimidade da verba partidária. “Quero apenas esclarecer que nunca recebi nada de forma ilegal e minhas contas todas são apresentadas de maneira organizada”, afirmou.

A parlamentar enfatizou que, segundo a Constituição Federal, artigo 17, parágrafo 3°, partidos políticos têm direito a recursos do fundo partidário. “O fundo partidário é um direito de cada candidato. Se um colega deputado vem à tribuna e fala de maneira errática sobre qualquer verba parlamentar, pode ficar implícito que os demais fazem negócios escusos”, explicou. A deputada fez alusão ao pronunciamento do deputado André Fernandes (PSL).

Dra. Silvana assinalou que tem entendimento com os deputados e não apoia qualquer prática errada. A deputada pontuou também que acredita na integridade da Assembleia Legislativa e na ética de todos os parlamentares que fazem parte da Casa. “Acredito que meus colegas são íntegros e que faço parte de um Parlamento correto”, frisou.

A deputada salientou ainda que busca sensibilizar sempre os colegas em favor de causas que acredita. “Muitas vezes  difamam e perseguem porque falo sempre biblicamente. Sou assim, fui eleita assim, sou temente a Deus e vou continuar sendo dessa minha maneira”, disse.

XCXCXCXCXCXCXCX

COM APOIO DA AGÊNCIA DE NOTICIAS DA ASSEMBLEIA

Compartilhar Conteúdo

444