Busque abaixo o que você precisa!

Senadora Simone Tebet (MDB-MS) comandará comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Simone Tebet (MDB) comandará CCJ no Senado Foto: Agência Senado

 

 

 

 

BRASÍLIA — A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi eleita, nesta quarta-feira, primeira presidente mulher da Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ ) do Senado. É o colegiado mais importante e disputado da Casa. Aos colegas, ela prometeu que não engavetará nenhuma proposta de senador ou do governo.

 

Embora tenha sido derrotado na disputa pelo comando do Senado, o MDB conseguiu se manter à frente do principal colegiado da Casa depois de uma costura do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) e do governo. A preocupação é não ter o MDB, maior bancada do Senado, com 13 parlamentares, como adversário do Planalto.

 

Simone trabalhou pela eleição de Alcolumbre. Adversária de Renan Calheiros (AL) na bancada do MDB, ela desistiu de disputar a Presidência do Senado para apoiar o amapaense. No acordo para o MDB comandar a CCJ, Alcolumbre e aliados impuseram o nome de Simone.

 

Em seu discurso, a senadora fez referência à disputa. Agradeceu ao PSDB, que havia feito acordo com Alcolumbre para presidir a CCJ, em troca do apoio a ele, por ter aberto mão do posto. Simone também fez questão de agradecer ao MDB pela "indicação" dela como presidente.

 

— Gostaria de agradecer aos meus 12 colegas. Nesta cadeira, estará sentada uma emedebista, mas, acima de tudo, uma senadora de todos os senadores — disse.

 

A senadora prometeu que fará uma gestão pautada no "consenso" entre os senadores. Disse que não deixará de analisar nenhum projeto. A pauta da CCJ sempre foi motivo de embate entre os senadores, que costumam terminar a legislatura frustrados por não terem seus projetos analisados.

A CCJ trata dos assuntos mais importantes que tramitam na Casa. É apenas por ela, por exemplo, que passará a Reforma da Previdência. Depois de analisada pela comissão, a proposta segue para o plenário do Senado.

Simone destacou que é a primeira vez que uma mulher preside o colegiado.

— Se andarmos nesse corredor e analisarmos o painel de ex-presidentes, poderíamos nos espantar e dizer Constituição, cidadania e justiça são substantivos masculinos? — questionou, acrescentando que mulheres ainda são minoria na política.

Nesta quarta-feira, foram eleitos ainda os presidentes de outras 10 comissões. Confira os presidentes e vice-presidentes das comissões: 

Comissão de Assuntos Econômicos

Omar Aziz (PSD-AM)

Comissão de Constituição e Justiça

Simone Tebet (MDB-MS)

Comissão de Serviços de Infraestrutura

Marcos Rogerio (DEM-RO)

Comissão de Assuntos Sociais

Romário (Podemos-RJ)

Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Dário Berger (MDB-SC)

Comissão de Direitos Humanos

Paulo Paim (PT-RS)

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

Nelsinho Trad (PSD-MS)

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo

Izalci (PSDB-DF)

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática

Vanderlan (PP-GO)

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor

Rodrigo Cunha (PSDB-AL)

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária

A eleição será amanhã

Comissão Senado do Futuro

A eleição será amanhã

 
 

Compartilhar Conteúdo

444