Busque abaixo o que você precisa!

Renato Roseno defende voto aberto no Parlamento cearense

Deputado Renato RosenoDeputado Renato RosenoFoto: Edson Júnior Pio

 
O deputado Renato Roseno (Psol) defendeu, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (06/02), a aplicação no Plenário cearense. “Todos assistimos aquele episódio triste que foram as eleições no Senado. Mais parece que os apelos de 2013 não foram devidamente ouvidos. Temos que lembrar dos milhares de brasileiros que foram às ruas com cartazes afirmando não serem representados”, recordou.

Para Roseno, existe uma dívida com a Nação em relação à reforma do sistema político, pois a sociedade tem o direito de saber como votam seus representantes. “Acredito que, em algumas situações, poderíamos ter voto fechado, como um caso de cassação. Mas, em matéria de política, a sociedade tem direito de saber. Minha proposta não é extinguir o voto secreto, mas usá-lo em algumas situações em que sejam necessárias proteger o parlamentar e o Poder, como a escolha de conselheiros ou eleições para Mesa Diretora”, afirmou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PP) salientou que a medida  muitas vezes reforça o direito do parlamentar votar com consciência. “A discussão sobre o tema será de grande aprendizado para todos nós. Mas, em certas situações, o voto secreto se faz extremamente necessário”, opinou.

Já o deputado Audic Mota (PSB) acredita que, a discussão seja necessária. "Mas quero pontuar que o voto secreto carrega o caráter de proteção ao Poder Legislativo, pois o Poder se blinda. Não podemos considerá-lo apenas pelo ângulo da transparência”, ponderou.
LA/AT

Compartilhar Conteúdo

444