Busque abaixo o que você precisa!

Heitor Férrer cobra leitos de UTI e critica carência de atendimento na saúde

Dep. Heitor Ferrer ( SD )Dep. Heitor Ferrer ( SD )foto: Junior Pio

 
O deputado Heitor Férrer (SD) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (06/11), a carência no atendimento em saúde pública no Ceará.

Ele destacou editorial publicado segunda-feira (04/11) no jornal O Povo que foca a falta de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Estado. “Cada morte ocasionada pela falta de atendimento em saúde equivale a um assassinato cometido pelo Estado”, disse.

O parlamentar sugeriu que o Estado elabore políticas públicas que ampliem os leitos de UTI no Ceará. De acordo com ele, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece um total de cinco leitos para cada mil pessoas em localidades com índice populacional semelhante ao cearense. “No Ceará, são apenas dois leitos a cada mil, e isso é injustificável”, afirmou.

Heitor Férrer informou ainda que somente a Procuradoria Geral da União recebe, diariamente, uma média de 12 pedidos de leitos de UTI do Ceará. “E não estamos considerando a Procuradoria do Estado, os advogados particulares e outras formas de acesso”, comentou.

O parlamentar voltou a criticar os investimentos feitos pelos governos anteriores em obras como o Acquario Ceará, a compra dos “tatuzões”, entre outros projetos, em detrimento do “essencial à população”.

Ele elogiou os hospitais cearenses, os quais qualificou como “eficientes, mas insuficientes, por não terem a manutenção adequada por parte do Estado”.

PE/AT

Compartilhar Conteúdo

444