Busque abaixo o que você precisa!

Lava Jato é pequena quando comparada à corrupção dos municípios, diz ministro da Justiça

Mario Cesar Carvalho
SÃO PAULO

A corrupção que apareceu com a Operação Lava Jato, considerada a maior investigação do mundo sobre essa questão, é pequena quando comparada às fraudes que ocorrem nos municípios brasileiros.

A opinião é do ministro da Justiça, Torquato Jardim, que falou sobre a questão em debate realizado nesta quinta (15) no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em São Paulo.

"O que se conhece da Lava Jato é 10% [do problema geral], é a ponta do iceberg", afirmou Jardim.

Segundo o ministro, contribui para a cultura do suborno o fato de o jornalismo independente brasileiro ficar concentrado em cinco estados brasileiros. Na avaliação dele, não há jornais fazendo cobranças sobre ética no setor público em 80% do território nacional.

O ministro citou uma auditoria feita pela CGU (Controladoria Geral da União) para respaldar a sua opinião de que a Lava Jato é pequena. Segundo ele, o controle da CGU revelou que dois terços dos municípios fraudavam a compra de merenda escolas.

Jardim disse que o Brasil tem uma "corrupção estrutural" e colocou a culpa no tamanho do Estado: "Enquanto o Estado for do tamanho que é, teremos corrupção".

De acordo com ele, a lei brasileira permite 32 maneiras de fazer compras públicas sem concorrência, o que eleva o risco de suborno.

Também participaram do debate a advogada argentina Delia Ferreira Rubio, presidente da Transparência Internacional, a mais reputada organização de combate à corrupção no mundo, a mexicana Denise Dresser, do Itam (Instituto Tecnológico Autônomo do México), e Paula Belizia, presidente da Microsoft no Brasil. O debate, sobre como romper o ciclo da corrupção, foi mediado por José Antonio Vera, presidente da agência de notícias Efe.

"A primeira coisa a fazer é romper o ciclo da impunidade", afirmou Rubio.

Segundo ela, a chegada de empresários ao poder público na América Latina, com a eleição de grupos de centro-direita, trouxe um problema a mais: o conflito de interesses.

A pesquisadora disse que a sociedade civil precisa encontrar meios para canalizar a energia após a indignação que acompanha os escândalos.

Há ainda uma mudança na sociedade que precisa chegar aos políticos: "Temos de revisar o que a sociedade acha que é aceitável".

Dresser, que vem do México, endossou a ideia de Rubio de que é preciso rediscutir o que é suborno segundo as novas exigências dos eleitores e defendeu a educação: "Temos de educar a população sobre o que é corrupto ou não. O que antes era válido agora não é mais".

A pesquisadora mexicana afirmou que é fundamental incorporar o setor privado no combate à corrupção e fortalecer o jornalismo independente.

A presidente da Microsoft no Brasil defendeu o uso de tecnologia para atacar a cultura do suborno.

Segundo ela, já há tecnologias de inteligência artificial e "big data" (uso de dados em grande escala) que permitem saber de antemão se uma licitação é dirigida para determinada empresa ou se há cartel.
"A tecnologia é um meio de quebrar o ciclo da corrupção", disse Paula Belizio.

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Fórum Econômico Mundial sobre América Latina em São Paulo realiza mais de 45 sessões entre os dias 13 e 15 de março sobre temas como a transformação digital no mundo do trabalho e da educação e a igualdade de gênero.

Serão mais de 700 participantes, entre líderes de governo, de organismos multilaterais, empresários, executivos e acadêmicos, de mais de 40 países reunidos no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. 
A lista de convidados inclui o presidente Michel Temer e oito de seus ministros, além da presidente do Supremo. 

Entre as personalidades estrangeiras, estarão presentes Mercedes Aráoz, premiê do Peru, e os chanceleres Jorge Faurie (Argentina), Manuel A. González Sanz (Costa Rica) e Isabel Saint Malo de Alvarado (Panamá).

Folha é parceira de mídia do fórum.

AMÉRICA LATINA
Principais temas que guiarão o fórum

Liderança responsável e governança ágil
Em ano de eleições no continente, como líderes das esferas pública e privada podem superar os desafios regionais de governança

Progresso econômico para todos
Como reformas estruturais, investimentos e desenvolvimento do capital humano podem aumentar a produtividade

Potencial da Quarta Revolução Industrial
Como o avanço digital mudou o mundo do trabalho e da educação e pode ser aplicado na América Latina

Setores-chave em debate

  • Agricultura, alimentação e bebidas
  • Serviços financeiros
  • Energia
  • Infraestrutura
  • Comunicação digital

PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA (15)

8h30-9h30 | Aumentando a Inovação na Agricultura
 Victoria Alonsoperez, fundadora e CEO da Chipsafer (Uruguai); Svein Tore Holsether, presidente da Yara International (Noruega); Patrick Struebi, fundador e CEO da Fairtrasa (Suíça); Mauricio Adadde, presidente para América Latina da Royal DSM (Holanda); e Marcos Alberto Medina Britos, ministro da Agricultura e Pecuária (Paraguai)
Será transmitido na internet   

8h45-9h30 | A Revolução da Saúde
 Geraldo Alckmin, governador de São Paulo (Brasil); Isabella Anna Danel, diretora da Organização Panamericana de Saúde (EUA); Patricia Ellen da Silva, CEO para o Brasil da UnitedHealth Group, e José Antonio Toledo Vieira, presidente no Brasil da Novartis

8h45-9h30 | Transformando a Região: a Lógica do Risco
 Edson Franco, CEO do Grupo de Seguros Zurich (Brasil), e Eugênio Paschoal, diretor para Brasil da Marsh

9h-9h30 | A Era dos Dados
 Claudio Muruzábal, presidente  para a América Latina e Caribe da SAP (EUA); Alejandro Romero GallegoCEO da Alto Analytics (Espanha), e Jairo TradCEO da Kilimo (Argentina)

9h-9h30 | Melhorando a Resposta a Desastres com Tecnologia
 Nicolás Mariscal ServitjeCEO do Grupo Marhnos (México); Alejandro Ismael Murat Hinojosa, governador de Oaxaca (México), e Bruno Sánchez-Andrade Nuño, vice-presidente da Satellogic (Argentina)

9h-10h | Quebrando o Ciclo de Corrupção
 Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal (Brasil); Torquato Jardim, ministro da Justiça (Brasil); Paula Bellizia, gerente-geral da Microsoft Informática (Brasil); Denise Dresser, analista política do Instituto Tecnológico Autônomo do México; Delia Ferreira Rubio, da Transparência Internacional (Alemanha); e José Antonio Vera, presidente da agência de notícias EFE
Será transmitido na internet

9h45-10h15 | Migração na América Latina: entre a Mobilidade Econômica e o Deslocamento Humanitário
 Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Brasil); Sergio Andrade, fundador e diretor-executivo da Agenda Pública (Brasil); Marcela Escobari, conselheira sênior da MasterCard (EUA)
Será transmitido na internet 

9h45-10h15 | Nutrindo Dietas Saudáveis
 Mauricio Adade, presidente da Royal DSM (Brasil); Gisela Maria Bernardes Solymos, gerente-geral do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Brasil), e Bibi Gonzalez, fundadora e diretora da Eat Better Wa’ik (Guatemala)

9h45-10h30 | Redefinindo Crescimento Baseado em Recursos
 Osvaldo di Campli, presidente para a América Latina da Nokia (Finlândia), Alícia Bárcena Ibarra, secretária-executiva da Celac (Comissão Econômicas das Nações Unidas para América Latina e Caribe), e Barbara Humpton, presidente e CEO da Siemens Government Technologies

9h45-10h30 | Preparando a Juventude para o Futuro do Trabalho
 Claudio SassakiCEO da Geekie (Brasil), Bettina Schaller, chefe de relações públicas do Grupo Adecco (Suíça), e Freddy VegaCEO da Platzi

9h45-10h45 | Equipando a Cidade Inteligente do Amanhã
 Cristiano Amon, vice-presidente da Qualcomm (EUA); Jonathan Hursh, fundador e produtor-executivo da Utopia (EUA); Bibop Gresta, cofundador e presidente da Hyperloop Transportation Technologies (EUA); Maria Soledad Nuñez Mendez, ministra de Habitação e Habitat do Paraguai
Será transmitido na internet 

10h15-11h45 | Os Dividendos de Desenvolvimento da Quarta Revolução Industrial
 Jordi Botifoll, presidente para a América Latina da Cisco (EUA); Manuella Cunha Brito, gerente de programação do Good Tech Lab (Brasil); Fabian Gil, presidente para a América Latina da Dow Chemical Company (Brasil), Timothy Hwang, cofundador da FiscalNote Inc., Maruricio Minas, membro do conselho e vice-presidente executivo  do Banco Bradesco, Altair RossatoCEO da Deloitte Brasil e Jairo TradCEO da Kilimo (Argentina) 

10h45-11h15 | Conheça o Futuro da Carne
 Izabella Teixeira, copresidente do Painel de Recursos do Programa Internacional Ambiental da ONU

10h45-11h15 | Saúde para Impacto Social
 Roberto Kikawa, presidente e fundador do CIES Global (Brasil); Javier Okhuysenco-CEO da salaUno (México), e Diana Carolina Quintero Giraldo, cofundadora e CEO da Bive (Colômbia)

11h-11h45 | Revolucionando Segurança Pública
 Cynthia Arnson, diretora do programa de América Latina do Centro Internacional para Acadêmicos Woodrow Wilson (EUA), Valdeci Ferreira, diretor-executivo da FBAC (Brasil), e Stephan Sakalian, diretor para Américas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

11h-12h | A Maré está Mudando: Comércio Internacional em 2018
 Gilberto Caldart, presidente para América Latina e Caribe da MasterCard (EUA); Ildefonso Guajardo Villarreal, secretário de Economia do México; Ricardo Meléndez-OrtizCEO do ICTSD (Suíça); Fernando Zavala, presidente do Conselho Privado de Competitividade (Peru); Brian Newman, vice-presidente de finanças e operações para a América Latina da Pepsico (EUA); 
Será transmitido na internet

11h-12h | Ampliando a Infraestrutura da América Latina
 Georgina Baker, vice-presidente da Corporação Financeira Internacional (EUA); Jaime Francisco Hernandéz MartinezCEO da Comissão Federal de Eletricidade (México); Joe Kaeser, presidente da Siemens (Alemanha); Wellington Moreira Franco, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência (Brasil); Rodolfo Speilman, chefe para a América Latina da CPP Investiment
Será transmitido na internet

12h-13h | Uma Nova Era de Liderança
 Candido BracherCEO do Itaú Unibanco (Brasil); Paul Buckle, presidente do conselho da Nestlé (Suíça); Maria Cristina Frias, editora da coluna Mercado Aberto da Folha (Brasil); Alejandro RamirezCEO do Cinepolis (México); Luiza Helena Trajano, presidente da Magazine Luiza (Brasil); Ngaire Woods,  reitora da Escola de Governo Blavatnik, da Universidade de Oxford (Reino Unido)
Será transmitido na internet  ​

Compartilhar Conteúdo

444