Busque abaixo o que você precisa!

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE IPUEIRA DOS GOMES É ENTREGUE A POPULAÇÃO.

A Unidade Básica de Saúde é alimentada pelo sistema de abastecimento de água do Distrito. Participaram da inauguração Secretários do Município, Vereadores e moradores da comunidade.

http://blogs.opovo.com.br/c4noticias/wp-content/uploads/sites/15/2018/03/UBS-300x200.jpeg 300w, http://blogs.opovo.com.br/c4noticias/wp-content/uploads/sites/15/2018/03/UBS-768x512.jpeg 768w, http://blogs.opovo.com.br/c4noticias/wp-content/uploads/sites/15/2018/03/UBS-120x80.jpeg 120w, http://blogs.opovo.com.br/c4noticias/wp-content/uploads/sites/15/2018/03/UBS.jpeg 1280w" sizes="(max-width: 461px) 100vw, 461px" style="box-sizing: border-box; -webkit-font-smoothing: antialiased; text-rendering: optimizeLegibility; margin: 5px 20px 20px 0px; padding: 0px; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: bottom; float: left;">O Município de Canindé ganhou mais um reforço na Saúde da região. A Prefeita Rozário Ximenes e a Secretária de Saúde Islaine Ramos entregaram na tarde desta terça-feira, a Unidade Básica de Saúde ‘’Tipo I’’ do Distrito de Ipueira dos Gomes a 18 quilômetros da sede do Município.

A nova casa da saúde pública que leva o nome de João Juca dos Santos, foi concluída, através de uma parceria entre o Município e o Ministério da Saúde, onde foram investidos R$ 475.870,00. Na parte de equipamentos foram investidos R$ 22 mil reais. Os serviços de conclusão foram realizados pela Empresa ‘’Garra Construções’’, do empresário Antônio Mesquita.

A UBS irá ofertar serviços médicos e de enfermagem de baixa complexidade, vacinações, acompanhamento para diabéticos, hipertensos e gestantes. A previsão é que em breve também sejam realizadas consultas odontológicas no local. A meta é atender cerca de 100 famílias da região e passa a funcionar na Rua Ezequiel Gomes.

Durante seu pronunciamento a Prefeita da cidade foi enfática ao dizer: ‘’eu não construí, eu concluí a Unidade Básica de Saúde de Ipueira dos Gomes que a partir de agora terá um serviço de qualidade para o povo’’. Ela aproveitou para agradecer o esforço do vice-prefeito e Secretário da Infraestrutura Jesus Romeiro na conclusão da obra.

Para a Prefeita a Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população.

‘’As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais’’, pontuou a prefeita. Serão atendidas 900 famílias, o que representa 7.890 usuários.

Islaine Ramos, Secretária Municipal de Saúde de Canindé, abriu seu discurso dizendo: ‘’hoje é um dia de festa, um presente que levou muito tempo para ser entregue, um equipamento de saúde que precisa ser cuidado por nós. Um equipamento universal que levou muitos anos para se tornar realidade e que agora irá cuidar da saúde da população, depois da ansiedade dos moradores’’.

Ela ressalta que a nova UBS trará melhoria na qualidade de vida dos habitantes da região.  “Essa é a primeira Unidade Básica de Saúde no interior que inauguramos pela atual gestão, ‘’Governo Diferente’’ o que reforça o compromisso da Prefeita Rozário Ximenes com a população do nosso Município”, destaca Islaine.

“Com o apoio do Ministério da Saúde, estamos entregando mais uma unidade e, assim, melhorando a assistência na zona rural. Investindo na saúde básica prevenimos doenças e damos atendimento de qualidade para as pessoas que precisam de cuidados permanentes, como hipertensos e diabéticos”, salientou a Secretária.

Durante a solenidade foi a apresentada a profissional do Programa Mais Médicos Dra. Débora Esmeraldo e sua equipe que já trabalha na Unidade.

A UBS conta com consultório médico, odontológico, sala de observação e procedimento de coleta, sala de esterilização e material esterilizados, banheiros adaptados, consultório de acolhimento, consultório de enfermagem, sala de vacinas e curativos, sala de atividades coletivas e endemias e sala de inalação coletiva.

A Unidade Básica de Saúde é alimentada pelo sistema de abastecimento de água do Distrito. Participaram da inauguração Secretários do Município, Vereadores e moradores da comunidade.

Texto de Antônio Carlos Alves

Fotos do Joélio de Sousa

Compartilhar Conteúdo

444