Lula buscará líderes do Brics e da França para costurar apoio contra crise de Trump
Mônica Bergamo / FOLHA DE SP
O presidente Lula (PT) vai telefonar para os presidentes de países que integram o Brics para conversar sobre os diferentes apoios que eles podem dar caso Donald Trump aumente os ataques e chantagens contra o Brasil.
O ALÔ DO LULA
O petista afirmou a ministros de seu governo e a magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) com quem jantou nesta semana que pretende procurar os líderes da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e da Índia, Narendra Modi, entre outros, para falar sobre o assunto.
ALÔ 2
Ele também revelou a integrantes de seu governo que pretende telefonar para o presidente da França, Emmanuel Macron.
COLETIVO
Além de costurar apoios para o Brasil caso Trump siga em sua escalada, Lula, como presidente do Brics, pretende debater com os líderes as medidas tarifárias do norte-americano que atingiram também os outros países do bloco.
COLETIVO 2
Na conversa com ministros do STF, Lula deu exemplos concretos de como os países podem se ajudar mutuamente, reduzindo danos impostos pelos EUA através de seus próprios mercados.
EM FRENTE
O presidente mostrou otimismo com a possibilidade de o Brasil fortalecer alianças para enfrentar a crise criada por Trump.
EM PÉ
Lula, segundo magistrados que estavam no encontro, passou a mensagem de que o Brasil não pode simplesmente se deixar humilhar pois, se isso acontecer, vai ser humilhado pelo resto de sua existência.
O escritor português Valter Hugo Mãe visitou nesta quinta-feira (31) o estande da Netflix em conjunto com a revista Piauí na Festa Literária Internacional de Paraty. Estiveram presentes a vice-presidente de conteúdo da plataforma no Brasil, Elisabetta Zenatti, e as atrizes Tainá Müller e Maria Ribeiro. Os escritores Ana Maria Gonçalves e Raphael Montes também prestigiaram o evento. Entre os casais que passaram pelo local estavam o ator Gregório Duvivier e a especialista em moda Giovanna Nader, além dos escritores Estevão Ribeiro e Eliana Alves Cruz.
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO