Busque abaixo o que você precisa!

Após críticas, Dino nega que haja proposta do Brasil para deixar tribunal internacional

O GLOBO

 

Depois de afirmar pela manhã que a diplomacia brasileira vai "avaliar em outro momento" a adesão do Brasil ao Tribunal Penal Internacional (TPI), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, usou as redes sociais durante a tarde para negar que haja uma proposta para o país deixar a Corte.

 

"Para esclarecer a todos, informo que não há nenhuma proposta, nesse momento, de saída do Brasil do Tribunal Penal Internacional", postou Dino, no Twitter.

No final de semana, o presidente Lula afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, seria convidado para a próxima reunião do G20 no Rio de Janeiro e que ele não corria risco de ser preso no país.

 

O presidente russo é alvo de um mandado de prisão aberto no Tribunal Penal Internacional (TPI) — organização internacional que tem o Brasil como signatário — sob acusação de crimes de guerra na Ucrânia pela deportação ilegal de crianças e pela transferência ilegal de população dos territórios ucranianos ocupados desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Lula ainda afirmou que vai estudar tirar o Brasil do TPI e afirmou que era um "absurdo" países emergentes signatários "de umas coisas que prejudicam eles mesmo".

Compartilhar Conteúdo

444