Governo bate cabeça em público
Por Merval Pereira / O GLOBO
Ministros que assumiram pastas políticas estão fazendo política para os grupos deles, e não política de governo. Estão batendo cabeça em público e o Gabinete Civil precisa dar uma arrumada, porque essas marolas só fazem prejudicar o governo, aumentando a desconfiança do mercado e do eleitorado que votou em Lula, mas não é petista.
Estão criando ondas políticas e marolas e é isso que derruba a Bolsa e faz as pessoas ficarem com a pulga atrás da orelha. É um festival de querer refazer o mundo e reinventar a roda. Acredito que tudo isso vai acalmar, mas o governo está batendo cabeça e a desconfiança sobre o governo Lula não foi dissipada por nenhum dos discursos dos ministros mais importantes.
Temos até alguns exemplos de que a política se sobrepôs à decisão econômica, como nos subsídios da Petrobras. Até entendo que cortar o subsídio no primeiro dia era um perigo para a popularidade e para o equilíbrio social de certos grupos. Mas fizeram tudo errado. Também não tem sentido refazer reformas que já foram provadas, mesmo porque o governo não tem maioria no Congresso para aprovar. Nada vai acontecer.
A confusão da retirada do saneamento básico da Agência Nacional de Águas, responsável por ele por lei, fez a ministra Belchior reconhecer o engano. Tiveram muito tempo para se preparar e além disso, têm experiência de governo. Terão que resolver também a questão da ministra ligada à milícia. Não é possível que ninguém tenha dito a eles quem ela é.