Busque abaixo o que você precisa!

Com impasse sobre Lula, 'Dilma da Bahia' assume Casa Civil

Divulgação  
Eva Chiavon. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Com estilo técnico e pavio curto, Eva Chiavon assumiu desde a última segunda-feira (21) a posição de braço-direito da presidente Dilma Rousseff de maneira inesperada. Em meio ao imbróglio jurídico causado pela suspensão da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deslocamento de Jaques Wagner para o gabinete da Presidência da República, a secretária-executiva chegou ao cargo com status de primeiro-ministro do Palácio do Planalto em uma situação de vácuo de poder.

Conhecida pelo gênio forte e pelo perfil de "gerentona" da máquina pública, a petista catarinense ganhou o apelido de "Dilma da Bahia" quando foi secretária estadual da Casa Civil entre 2007 e 2010, quando Jaques Wagner foi governador do Estado.

Assim como Dilma no segundo mandato presidencial de Lula, quando estava à frente da Casa Civil e recebeu o apelido de "mãe do PAC", Chiavon era a responsável por gerenciar o calendário de obras e projetos estaduais.

Na Casa Civil, quando Wagner era ministro, o papel dela era semelhante. Enquanto o ministro se dedicava à articulação política, sobrava a Chiavon cuidar da parte administrativa.

O perfil semelhante das duas que, segundo relatos perdem facilmente a paciência com subordinados, fez com que criassem afinidade. Para falar de questões burocráticas, Dilma costuma ligar diretamente para Chiavon.

Em 2012, no primeiro mandato da presidente, Jaques Wagner chegou a indicar a secretária-executiva para o comando do Ministério do Desenvolvimento Social, mas Dilma acabou mantendo Tereza Campello.

Antes de chegar à Casa Civil, Chiavon passou pelos ministérios do Trabalho, Planejamento e Defesa.

No último, foi a primeira mulher a exercer a secretaria-executiva da pasta e enfrentou resistência por parte de militares, que pediam em conversas reservadas sua saída do posto. 

FOLHA DE SP

Compartilhar Conteúdo

444