Busque abaixo o que você precisa!

Definição pragmática pela candidatura de Haddad esvazia discurso da vitimização de Lula e do PT

Uma ala minoritária do PT defendia até o último momento a manutenção da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em qualquer circunstância. Mesmo com o risco de ficar sem um nome na disputa com a possibilidade de indeferimento dos recursos.

 

Nas palavras de um parlamentar, ao definir a substituição da chapa, o PT perdeu o discurso de que Lula era uma vítima da perseguição da Justiça. Isso porque ao lançar a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad, a legenda decidiu participar de um processo que, até então, era alvo de questionamentos do próprio PT.

"Não havia escolha. Ou o PT insistia no discurso da defesa de Lula e corria o risco de ficar fora da disputa; ou lançava o Haddad. Mas, com isso, o PT legitimou o processo eleitoral", reconheceu esse parlamentar.

Uma outra ala do partido avalia que essa transição da candidatura Lula para Haddad demorou demais. Por um lado, o ex-presidente teve grande visibilidade no noticiário e chegou a crescer nas pesquisas. Mas ao esticar a corda, alongou um discurso de vitimização de Lula que agora não vai conseguir sustentar.

Além disso, Haddad agora terá pouco tempo para fazer campanha e conseguir herdar a maior parte do espólio dos votos de Lula.

"O desafio passa a ser maior. Mas ficamos sem opção. O partido aguardava uma definição do próprio Lula", acrescentou. G1

 

Compartilhar Conteúdo

444