Busque abaixo o que você precisa!

ConJur publica série de reportagens sobre guerra às drogas e lotação das prisões

A revista eletrônica Consultor Jurídico inicia nesta quinta-feira (16/2) uma série de reportagens e entrevistas sobre a relação entre a guerra às drogas e a superlotação dos presídios. O especial teve como motivação a onda de rebeliões e massacres em presídios no início de 2017. Conforme já demonstrado pela ConJur, a proibição aos entorpecentes sobrecarrega o sistema carcerário, fortalece as organizações criminosas e gera conflitos entre elas.

A primeira reportagem da série, que será publicada nesta quinta, mostra como o uso e a venda de drogas como maconha, cocaína e opiáceos não foram proibidos devido a estudos que apontassem seus malefícios à saúde e à sociedade, mas por motivos religiosos, morais, econômicos e sociais. E o saldo de mais de um século desse combate é pífio: mais violência e mais prisões, sem reduzir o uso dessas substâncias.

Nos próximos dias, serão veiculadas outras reportagens e seis entrevistas. Os entrevistados são o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (Psol); o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Técio Lins e Silva; o professor da UFRJ Salo de Carvalho; a ex-presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro Maíra Fernandes, o criminalista Bruno Rodrigues; e o procurador de Justiça Márcio Sérgio Christino.

Conforme os textos forem publicados, esta notícia será atualizada, de forma a elencar todo o conteúdo da série.

Revista Consultor Jurídico, 15 de fevereiro de 2017

Compartilhar Conteúdo

444