Busque abaixo o que você precisa!

BOULOS RECEBE AMEAÇAS, INTIMAÇÕES JUDICIAIS DE CASOS DO PASSADO E VÊ CLIMA POLITICO PARA COLOCÁ-LO NA CADEIA

Numa manhã de sexta-feira com tempo nublado em São Paulo, Guilherme Boulos fez algumas sobrancelhas se arquearem ao entrar acompanhado de um segurança em um café frequentado por engravatados no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Diante dos olhares que variavam entre surpresa e pouco caso, ele sugeriu subir para o segundo piso do Café Santo Grão, que naquele horário estava praticamente vazio.

 

O candidato derrotado do PSOL à Presidência da República e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) está preocupado. Contou que desde novembro tem recebido uma série de ameaças pelo WhatsApp e Facebook com frases como "seus dias estão contados", “vamos pegar você e sua familia”. Por causa da ofensiva, simpatizantes do MTST, ele disse, resolveram se cotizar para a contratação do segurança.

 

Além das ameaças, Boulos também sente a chapa esquentar para o seu lado. Nos últimos tempos, recebeu duas intimações judiciais referentes a episódios ocorridos há mais de 7 anos. Um inquérito trata de uma desocupação no interior de São Paulo e outro sobre uma acusação de peculato (desvio de dinheiro público) por causa de um protesto na cidade de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Nesse último caso, o prefeito da cidade emprestou um ônibus escolar para levar mulheres, crianças e idosos de volta à ocupação depois do ato. “Requentaram casos antigos na campanha eleitoral", afirma o advogado Alexandre Pacheco Martins, defensor do ex-candidato do PSOL. “Não faz nenhum sentido”, diz.

 

O clima ficou mais hostil. Ele passou a ser xingado em aeroportos (ainda que diga que a maioria das abordagens de desconhecidos lhe seja favorável) e percebeu o estrangulamento da pauta progressista no novo Brasil de Bolsonaro.

 

Desde então, trabalha com a hipótese de ser preso numa possível armação governista. Segundo ele, não seria impossível para seus adversários armarem uma situação que o incriminasse. Sobretudo, quando ele começar a organizar manifestações maciças contra a Reforma da Previdência ——o que ele planeja fazer a partir de março.  “É a coisa mais fácil. Infiltra uma pessoa, provoca um quebra-quebra, uma fatalidade acontece, alguém se fere e eles repetem essa imagem três dias na Rede Record." Nesse cenário, estaria criado o clima para uma decretação de prisão do líder do movimento. “Eu não preciso nem estar na cena para me culparem e acharem um motivo”.

 

Guilherme Boulos em julho de 2018 Foto: Ana Paula Paiva / Agência O Globo
Guilherme Boulos em julho de 2018 Foto: Ana Paula Paiva / Agência O Globo

Com as dificuldades de mobilização demonstradas recentemente pelo PT e pela CUT, o MTST avalia que será a principal voz contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro. Boulos diz que as ameaças e o risco de prisão não vão intimidá-lo. Ele pretende também fazer um giro pelo país a partir do próximo mês. "Nós vamos sair na rua. Não dá pra esquerda num momento como esse ser dócil e comportada. É preciso tomar para si a luta."

Boulos também tem buscado respaldo dentro e fora do país. Continua visitando o ex-presidente Lula na cadeia e tem sido procurado por deputados do PT para discutir uma reorganização da esquerda.

No exterior, conseguiu mobilizar políticos e militantes de direitos humanos estrangeiros para visitarem o país agora em março para analisar as ameaças à atuação dos movimentos sociais.

“Não acho que alguém liga lá e dá uma ordem para me mandarem essas intimações e me perseguirem judicialmente. Mas é como se agora houvesse uma licença para o 'tudo pode'.  Agora tudo pode. E isso vai piorar”, disse. O GLOBO

Compartilhar Conteúdo

444