Busque abaixo o que você precisa!

Fernando Hugo alerta para rumos em programas de moradia

Deputado Fernando Hugo Deputado Fernando HugoFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Fernando Hugo (PP) denunciou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (24/05), supostos casos de corrupção por parte de líderes comunitários na distribuição de casas de programas habitacionais.

O parlamentar elogiou a quantidade e qualidade das habitações construídas por meio de programas como Minha Casa, Minha Vida, mas lamentou que líderes comunitários estivessem sendo beneficiados na distribuição dos imóveis. “Hoje, na Messejana, deparamo-nos com mais de 10 mil habitações em bloco de apartamentos. O problema é a falta de fiscalização na distribuição de casas”, alertou.

Conforme explicou o parlamentar, alguns líderes comunitários estariam fazendo dos programas habitacionais um comércio, muitas vezes, ameaçando os futuros moradores. “Já se faz necessária a investigação da Polícia para saber exatamente quem está lucrando com isso. Tem líder comunitário que está rico, pois de um lote de 300 casas, ele recebe 30 para fazer como quiser, inclusive em parcerias com chefes de facções”, afirmou. O deputado não citou nomes.

Para Fernando Hugo, o Governo e a Prefeitura vêm fazendo sua parte em construir e entregar a escritura aos moradores, mas é preciso investigar quem está fazendo acordo com líderes comunitários. Ao elogiar o trabalho do Governo Camilo Santana em relação aos programas habitacionais, lembrou que continuará parabenizando pelo que for bem-feito, apesar de não ser simpatizante do Partido dos Trabalhadores.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (Pros) observou que o problema abordado pelo colega tem início na Habitafor e que já soube de muitas histórias. “Estão dando casas para aqueles líderes que querem alavancar politicamente. Se não investigarmos como acontece essa distribuição de casas nos corredores da prefeitura e Habitafor, não concluiremos onde de fato está essa corrupção”, alertou.

Para o deputado Carlos Matos (PSDB), um programa que gerava esperança para os que sonhavam ter uma moradia virou banco de facções. “Estamos assistindo à inoperância da Prefeitura de Fortaleza e do Governo. Precisamos de uma resposta. É inadmissível que essa distribuição de casas não seja acompanhada”, criticou.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) atribuiu a culpa de toda a situação ao Governo do PT. Observou ainda que o deputado Fernando Hugo cobrou a inteligência da Polícia para investigar essa situação. "E é o que criticamos todo dia aqui. Que o Governo não investe em inteligência para elucidar esses fatos. Vários moradores foram expulsos das casas, pois não existe um trabalho de proteção ao cidadão. Eu, diferente do senhor, não mudo minha opinião em relação ao Governo”, declarou.

LA/AT

Compartilhar Conteúdo

444