Busque abaixo o que você precisa!

Fernando Hugo critica postura da oposição à Superintendência

Deputado Fernando HugoDeputado Fernando HugoFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Fernando Hugo (PP) criticou, nesta quinta-feira (10/05), no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, a postura da oposição na Casa ao projeto de lei que trata da criação da Superintendência de Pesquisas e Estratégia de Segurança Pública do Ceará.

Segundo o parlamentar, houve quem dissesse que a propositura seria para a criação de 15 cargos. “Isso é uma insensatez que me faz ter vontade de continuar a buscar sempre o melhor para o Ceará”, disse. Para Fernando Hugo, a Superintendência deveria ser aplaudida pela oposição, tão importante nesta Casa. “Vou lamentar profundamente se essa matéria não for aprovada por unanimidade, porém, respeitarei os pensares contrários”, admitiu.

Fernando Hugo afirmou que a matéria vem ao encontro de todos os sonhos e desejos da oposição ao criar uma inteligência de estudos e estatísticas. O parlamentar lembrou que, no início do ano, quando a maior chacina cearense ocorreu no bairro Cajazeiras, em Messejana, a oposição cobrava investimento em serviço de inteligência na segurança pública. “O que mais se clamou aqui foi o grito extremamente suplicante da oposição cobrando inteligência. A inteligência era necessária e era em que se falava”, recordou.

Na época, o parlamentar disse ter recebido no gabinete dele Coronel Ananias Duarte Frota, ex-comandante Geral do Corpo de Bombeiros. “Ele me colocou na linha com um dos homens mais preparados do Legislativo brasileiro Joanisval Brito Gonçalves, consultor jurídico do Congresso Nacional. E me apresentaram esse texto maravilhoso que apresentei como projeto de indicação, criando a Secretaria de Inteligência Estratégica, a Agência Estadual de Inteligência, o Conselho Estadual de Inteligência do Ceará, estabelecendo assim o Sistema Estadual de Interagências de Inteligência”, explicou.

Fernando Hugo também destacou o empenho do governador e de parlamentares federais para que a Superintendência fosse implantada no Ceará.

O parlamentar acrescentou ainda que o governador Camilo Santana, acompanhado de outras autoridades políticas do Estado, foi a Brasília, onde, junto com o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), teve encontro com governadores do Nordeste. Na ocasião, suplicaram ao presidente Michel Temer que a Superintendência fosse implantada no Ceará, por ser o estado geograficamente localizado como um ponto de estratégia comercial do tráfico internacional.

Em aparte, os deputados Elmano Freitas (PT) e Danniel Oliveira (MDB) parabenizaram e endossaram o discurso de Fernando Hugo. Para Elmano, a Superintendência “é muito importante para a segurança pública do Ceará”. Já Danniel Oliveira disse que não se pode fazer “crítica apenas pela crítica, para fazer oposição ao Ceará”.

LS/AT

Compartilhar Conteúdo

444