Busque abaixo o que você precisa!

Capitão Wagner se declara a favor de criação de Superintendência

Deputado Capitão WagnerDeputado Capitão WagnerFoto: Paulo Rocha

O deputado Capitão Wagner (Pros) anunciou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (10/05), que votará a favor do projeto de lei do poder Executivo que cria a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará.

O parlamentar lembrou que o órgão de inteligência é uma demanda cobrada por ele desde o início de seu mandato e que aplaudirá sua criação.

Porém, segundo o deputado, a matéria de nº 48/18 precisa ter o seu artigo 8° corrigido ou, do contrário, será inconstitucional. “Em seu artigo 8°,§ 3°, estabelece que a denominação e atribuição dos cargos será por decreto do chefe do Executivo. "Temos uma regra jurídica que coloca que isso deve ser feito por lei. Peço apoio aos deputados para que corrijamos isso”, salientou.

Capitão Wagner relatou ainda sua visita, na última quarta-feira (09/05), a quatro unidades prisionais do Ceará. O objetivo da ação era realizar uma comparação com as penitenciárias do Rio Grande do Norte, onde esteve nos dias 02 e 03 de maio. Ele considerou positiva a ordem observada no sistema prisional do estado vizinho.

“Os presos são tratados com dignidade, mas, acima de tudo, disciplinados. A direção (da unidade prisional) desmoralizou os chefes das facções de lá, colocando-os para cuidar da limpeza. O agente penitenciário não tem contato físico com preso. As celas não têm tomada, ou seja, se entrar celular, não tem como carregar. Aqui, os detentos têm tudo dentro da cela, até TV. Determinam inclusive a organização administrativa”, comparou.

O deputado recordou a rebelião que aconteceu em 2016 no Ceará e a participação do policial civil Luiz Mauro Albuquerque junto à força nacional para conter os detentos. “Mauro, hoje, é secretário de Justiça e me disse que, mesmo com pouca estrutura e recursos, mudaram a realidade, pois o governador lhe deu carta branca para trabalhar. Isso mostra que, se quisermos, podemos mudar essa realidade", exemplificou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PP) elogiou a postura do deputado Capitão Wagner em se colocar a favor da matéria e ainda propor emendas cabíveis. “O senhor só cresce aqui dentro. Cobrou, e a matéria veio. É sensato e coerente. E saber que essas mudanças aconteceram no Rio Grande do Norte nos dá esperança”, declarou.

LA/PN

Compartilhar Conteúdo

444