Busque abaixo o que você precisa!

Assembleia celebra Dia do Profissional da Contabilidade em sessão solene

Assembleia celebra Dia do Profissional da Contabilidade em sessão soleneFoto: José Leomar

 
O Dia do Profissional da Contabilidade – celebrado no dia 25 de abril – foi comemorado em sessão solene, nesta quinta-feira (26/04), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O deputado Evandro Leitão (PDT), autor do requerimento que deu origem à solenidade, afirmou que o evento foi pensado como forma de homenagear e unificar a classe, além de reconhecer a importância desse profissional para a sociedade brasileira.

“O profissional da contabilidade é de fundamental importância para o desenvolvimento da economia do País, seja na gestão de empresas, cuidando de contratos e folha de pagamentos; na auditoria, averiguando os dados dos registros contábeis; na área atuarial, calculando riscos e elaborando planos; na perícia contábil, ajudando a buscar soluções para casos judiciais e extras judiciais; na Controladoria, promovendo controle fiscal e financeiro para a organização. Enfim, são diversas áreas de atuação essenciais para a organização de qualquer negócio”, destacou o parlamentar.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), Robinson Passos de Castro, comentou que a evolução tecnológica, ao contrário do que se esperava, favoreceu os profissionais da contabilidade. “Utilizamos toda essa tecnologia como ferramenta para nos dar hoje essa importância e robustez, inclusive com a criação de um sistema nacional, através do Conselho Federal de Contabilidade – altamente organizado e atuante –, que acabou nos dando toda essa capacidade de termos hoje um respeito e uma grande valorização da classe”, avaliou.

O contador Francisco Antônio Inácio enfatizou que é bastante significativo ser homenageado ainda no exercício da profissão. Já o presidente da Exitus Consultoria Empresarial, Bievenido Sandro Andrade Fiúza, disse aplicar os fundamentos da contabilidade em várias áreas da vida. Fiúza citou o personagem bíblico José como um grande exemplo de contador, com quem aprendeu, muito cedo, a ter uma visão de estoque e provisão para o futuro.

O contador do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Luiz Mário Vieira, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho de vários colegas de profissão, em especial, o presidente do CRC/CE, Robinson Castro, pelo ativismo institucional e político desempenhado ao longo dos últimos anos.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza (Unifor), Wellington de Pontes Lima, a contabilidade atualmente vive um “momento espetacular”, visto que conta com uma linguagem globalizada dos negócios, atraindo diversos investimentos para o País.

Receberam homenagens a gerente de controladoria societária do Grupo M. Dias Branco, Magali Carvalho Façanha; o fundador e presidente da Exitus Consultoria Empresarial, Bievenido Sandro Andrade Fiúza; o contador do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Luiz Mário Vieira; o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza (Unifor), Wellington de Pontes Lima; e o contador Francisco Antônio Inácio.

Também estiveram presentes na solenidade o ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), José Maria Mendes; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Lourival Cavalcante; o ex-conselheiro do CFC, Juarez Domingues; e a chefe do departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), Danielle Augusto Peres.

Participaram da solenidade, ainda, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará (Sescap/CE), Daniel Coêlho; o presidente do Sindicato de Contabilidade (Sindicont), Manoel Pinheiro; e o ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Sérgio Gadelha Vieira.

BD/LF

 

Compartilhar Conteúdo

444