Busque abaixo o que você precisa!

Dedé Teixeira destaca situação hídrica no Estado e investimentos do Governo

Deputado Dedé TeixeiraDeputado Dedé TeixeiraFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (26/04), os índices positivos de acumulação de água nos reservatórios cearenses. Segundo o parlamentar, apenas neste mês a água acumulada superou o registrado em todo o ano de 2017.

O deputado ponderou, porém, que, apesar do mês estar sendo generoso com o Estado e as previsões apontarem mais chuvas intensas nos próximos dias, a situação de alguns reservatórios ainda preocupa. “Mesmo considerando que bacias da região norte, como a do Coreaú, e parte da Bacia do Curu estejam com níveis satisfatórios de acumulação de água, acima de 60%, outras ainda se encontram em situações desfavoráveis”, apontou.

Dedé Teixeira salientou que, na quarta-feira (25/04), o governador do Estado, Camilo Santana, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB/CE), se reuniram com  o ministro da Integração Nacional, Antônio Pádua, para cobrar solução em relação aos novos atrasos anunciados pelo Governo Federal para a conclusão das obras da transposição do rio São Francisco no Ceará.

“A conclusão da transposição, especialmente do eixo que beneficia o Ceará é fundamental para a nossa segurança hídrica. Precisamos lutar para que seja finalizada em 2018”, assinalou o deputado.

O parlamentar também ressaltou eventos do Governo do Estado nos próximos dias que beneficiam as comunidades rurais. Ele informou que hoje o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco de Assis Diniz, entregam sistema de abastecimento de água no município de Aracati, em uma obra do Projeto São José, que vai ajudar 127 famílias da comunidade Aroeiras.

Dedé Teixeira acrescentou ainda que,  na sexta-feira (27/04), o Governo do Estado inaugura dois sistemas de abastecimento de água, do Programa Água para Todos, nos municípios de Capistrano e Baturité. No sábado (28/04), serão inaugurados sistemas em Caririaçu e Porteiras. “São importantes ações que evidenciam e colaboram para a segurança hídrica das nossas comunidades rurais”, assinalou.

Ele comentou ainda sobre as expectativas positivas para o começo das operações do hub das companhias aéreas Gol e Air France/KLM no Aeroporto Internacional Pinto Martins, e que vai marcar o início da ampliação da oferta de voos nacionais e internacionais na Capital. “O Ceará vai passar a ser um importante espaço nacional de novos voos, colocando Fortaleza em uma posição privilegiada de integração para outras partes do mundo”, pontuou Dedé Teixeira.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (Pros) disse que não é contra nenhum investimento que venha para melhorar a condição do cidadão cearense, mas manifestou ressalvas quanto à disposição dos estrangeiros de investir no Ceará neste momento. “Como esperar que o mundo venha se instalar no Ceará para produzir, se temos 15 assassinatos por dia no Estado? Como falar em atrair o mundo para o nosso Estado, se por ocasião de um acidente ou um ato advindo da violência, a pessoa não tem um leito de hospital para ficar?”, questionou Mesquita.

Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) manifestou compreensão com os questionamentos de Roberto Mesquita, mas apontou os aspectos positivos do investimento estrangeiro. “Projetos como o do hub fazem com que o Ceará enriqueça e, com ele, vai haver melhor distribuição de renda, já que novas oportunidades de trabalho serão geradas”, avaliou Sérgio Aguiar.

RG/AT

Compartilhar Conteúdo

444