Busque abaixo o que você precisa!

Heitor Férrer cobra aporte financeiro para Santa Casa de Misericórdia

Deputado Heitor FérrerDeputado Heitor FérrerFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Heitor Férrer (SD) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (24/04), as dificuldades financeiras enfrentadas pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. De acordo com o parlamentar, os recursos arrecadados pela instituição, provenientes do Estado, do município e da União, são insuficientes e já não cobrem mais tratamentos clínicos e cirúrgicos.

O deputado relatou a angústia do provedor da Santa Casa, Luiz Nogueira Marques, que informou sobre a situação crítica da unidade e a necessidade de mais aporte financeiro do Governo do Estado. “Estou elaborando um requerimento aqui na Casa para que o governador Camilo Santana receba o provedor da Santa Casa e tenha uma dimensão da dificuldade que passa esta instituição, para tentar socorrê-la”, salientou Heitor Férrer.

Para o deputado, a Santa Casa é dotada de uma excelente estrutura, possui qualificados e dedicados profissionais, mas precisa de um aporte financeiro urgente para manter o seu nível de atendimento. “São 50 cirurgias por dia que estão deixando de se fazer no hospital. Essas cirurgias não realizadas podem ser consideradas como penas de morte para os pacientes. O não socorro e a omissão do Estado em relação à Santa Casa representam um crime de homicídio praticado pelo ente público”, apontou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (Pros) reforçou as críticas do colega, entendendo que há omissão do Governo do Estado na situação atual da Santa Casa. “O Estado é criminoso, ele comete ações se blindando encima de um apoio político grande”, assinalou.

Já a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) comentou que, até agora, o Governo do Estado não direcionou recursos destinados à Santa Casa de Misericórdia, por meio das emendas pessoais parlamentares do Programa de Cooperação Federativa (PCF). “É inadmissível que recursos que nós parlamentares destinamos para ajudar a Santa Casa ainda não tenham chegado à instituição. É uma falta de atenção enorme”, pontuou Fernanda Pessoa.

RG/AT

Compartilhar Conteúdo

444