Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar ressalta fortalecimento do setor aéreo no Ceará

Deputado Sérgio AguiarDeputado Sérgio AguiarFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (17/04), as movimentações do setor aéreo no Estado e a disputa entre empresas para operar no Ceará.

Segundo o deputado, há uma resposta competitiva por parte da empresa Latam à atuação das empresas Gol, KLM e Air France, que partiram na frente no mercado com o aumento de voos. Ele lembrou que muitas reuniões e encaminhamentos foram realizados pelo Governo do Ceará para a implantação do hub da Latam no Estado, o que não se concretizou. Para ele, a atuação das demais empresas e a chegada da empresa alemã Fraport passaram a despertar a Latam.

O parlamentar lembrou que a posição geográfica do Ceará pode fortalecer a economia do Estado e, principalmente, a área do turismo. Citando matérias jornalísticas que analisam os próximos passos da Latam, Sérgio Aguiar indicou que a expectativa é de que a empresa passe dos atuais 32 voos diários para 40, em um ano, e 50, em dois anos.

Segundo ele, esse cenário trará divisas importantes para o Estado e, para o parlamentar, o trabalho da AL foi fundamental por meio da votação da alíquota de querosene de avião. Para ele, a disputa entre as empresas é salutar e pode melhorar os serviços e aumentar o número de destinos disponíveis.

Sérgio Aguiar lembrou da situação do aeroporto de Jericoacoara para indicar a importância da atuação do Governo do Estado e do fortalecimento das relações com as empresas. Segundo ele, ao ser inaugurado, a previsão para o aeroporto era de um voo semanal, número que já alcançou 10 voos por semana. “Isso fortalece o turismo como alternativa de desenvolvimento para a população”, indicou.

Citando evento a ser realizado sobre plano de promoção e fomento ao turismo do Governo do Estado, o deputado afirmou que há expectativa de que o aumento dos voos da Latam no Ceará seja anunciado nesse momento.

Sérgio Aguiar reiterou a importância de fortalecer o trade turístico como alternativa de "desenvolvimento dessa indústria sem chaminé que é o turismo”.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PP) indicou que o turismo no Ceará dá o maior salto do setor desde que houve uma forte estruturação do Estado para as atividades turísticas no governo César Cals na década de 1970. O parlamentar afirmou que a atual qualidade do serviço prestado no aeroporto e pelas companhias aéreas permitirá mexer com a economia de forma positiva e facilitará o turismo do povo cearense e o recebimento de turistas de forma acolhedora.

O deputado Gony Arruda (PP), também em aparte, opinou que a posição geográfica privilegiada do Ceará impulsiona não só o hub aéreo, mas as telecomunicações, o setor portuário e muitas outras boas oportunidades. Ele lembrou ainda que alguns voos da empresa Latam foram perdidos no Estado, mas a expectativa agora é que a companhia aérea reaja e traga voos para disputar o mercado com o já celebrado acordo com as empresas Gol, KLM e Air France.

SA/PN

Compartilhar Conteúdo

444