Busque abaixo o que você precisa!

Capitão Wagner reafirma que Estado gasta pouco com segurança

Deputado Capitão WagnerDeputado Capitão WagnerFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Capitão Wagner (PR) apresentou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (15/02), dados da Secretaria do Tesouro Nacional a respeito dos gastos com segurança pública de todos os estados da Federação. Ele reafirmou, em discurso, que o Estado ainda investe pouco na área.

O parlamentar citou 2016 como base e ressaltou que, segundo os dados do Tesouro, o Ceará foi o 26º estado que mais gastou com segurança pública, ficando atrás apenas do Maranhão.

De acordo os números do Tesouro, o Ceará gasta R$ 212,00 por habitante, enquanto Minas Gerais investe R$ 430,00. “Na planilha do Governo do Estado está registrado que, em 2017, foi gasto zero em informação e inteligência. Parem com o discurso de que o Governo está fazendo a parte dele. Ele pode estar gastando muito, mas não tanto em comparação a outros estados. E o pior, gasta errado”, reclamou.

Capitão Wagner recordou ainda a denúncia do presidente do Conselho Penitenciário do Ceará sobre um suposto acordo entre o Governo do Estado e facções criminosas. “O Governo não cumpriu a parte dele no acordo, e sabe no que isso resultou? Um casal de agentes penitenciários foi atacado em casa. O delegado responsável pelo caso descobriu que o ataque seria, na verdade, à casa da secretária de Justiça, Socorro França, por vingança, já que a filha dela teria sido a responsável pelo acordo”, relatou.

O deputado esclareceu ainda que o nome da agente penitenciária era o mesmo da secretária, concluindo que ela foi atacada por engano. Capitão Wagner acrescentou ainda que um dos bandidos envolvidos na ação estava com tornozeleira eletrônica na perna e continua solto.

Para o parlamentar, todos precisam fazer sua parte para mudar a situação. Ele enfatizou que é “fácil” transferir a culpa para o Governo Federal. “Santa Catarina consegue reduzir a violência, Goiás também, com o mesmo código penal e mesmo presidente da República. A verdade é que a Assembleia não tem feito sua parte. Nunca instalaram a CPI do Narcotráfico. Vamos nos dar as mãos e fazer a nossa parte. A culpa é de todos nós que não pressionamos a Mesa Diretora”, avaliou.

LA/AT

Compartilhar Conteúdo

444