Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar exalta municípios que aniversariaram em novembro

Deputado Sérgio AguiarDeputado Sérgio AguiarFoto: Edson Júnior Pio

 
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (23/11), os aniversários de emancipação dos municípios de Granja, Meruoca, Ibiapina e Chaval, que foram festejados durante o mês de novembro.

De acordo com o deputado, Granja está comemorando 163 anos de história. O pedetista lembrou que, desde 2007, tem desenvolvido ações na Assembleia Legislativa para beneficiar a população daquela localidade, que “é essencialmente agrícola, tendo no extrativismo da carnaúba sua principal atividade”.

Sérgio Aguiar lembrou que, no último mês de julho, Granja foi incluído na classificação de semiárido, o que, de acordo com o deputado, assegura melhores condições das linhas de crédito oficiais. Ele lembrou que na cidade há agência do Banco do Nordeste, que agora financia os produtores, fomentando oportunidades para ampliar as perspectivas de desenvolvimento.

Ele salientou também que o recém-inaugurado Aeroporto Regional de Cruz deverá oferecer uma nova visão econômica e perspectivas de desenvolvimento também para o município de Granja.

De acordo com o pedetista, o município de Meruoca completou 132 anos no último dia 2 de novembro. O parlamentar lembrou que defendeu, neste ano, durante a reforma do Judiciário, que não fosse extinta a comarca de Meruoca, “contemplando o desejo da população de manter a Justiça mais perto da comunidade”.

O pedetista também saudou os 139 anos do município de Ibiapina, revelando que conseguiu, junto ao Governo do Estado, a reconstrução da ladeira ligando a cidade ao município de Mucambo. “É uma ladeira que existe desde o tempo do Império para levar, durante as secas, os rebanhos (de gado) ao Maranhão. Com o alargamento, procuramos sempre dar melhor qualidade de vida para os que necessitam se deslocar”.

O deputado também alertou ao Departamento Estadual de Rodovias (DER) que o traçado da via Tianguá- Ubajara-Ibiapina-São Benedito está ameaçado de ter seu trajeto original modificado para beneficiar loteamentos particulares.

Sérgio Aguiar lembrou ainda dos 66 anos de Chaval, ocorrido ontem, 22 de novembro,  com um registro negativo. “O prefeito Sebastião Sotero Veras está deixando a sua comunidade e servidores em situação de penúria”. Segundo o parlamentar,  os salários estão atrasados desde agosto. A “incompetência é tão exagerada, que foi bloqueado, inclusive, o pagamento da festa de aniversário do município, para assegurar os salários”.

De acordo com o deputado, houve o bloqueio dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e foi judicialmente proibido qualquer tipo de gasto que não o pagamento dos servidores. “A medida foi adotada pelo juiz  Saulo Gonçalves Santos, que bloqueou todas as verbas para pagamento dos servidores”.

Sérgio Aguiar também lembrou a reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a partir das 14h30 de hoje, quando o recurso pedindo a inclusão de mais municípios da zona do semiárido será reexaminado. “Mais 10 cidades poderão ser inclusas”, avisou. A reunião, conforme revelou, terá a participação do ministro Helder Barbalho, da Integração. “Temos a convicção de que Chaval também será contemplado, como também os municípios de Camocim, Cruz, Bela Cruz e Itarema.

JS/PN

Compartilhar Conteúdo

444