Busque abaixo o que você precisa!

Fernando Hugo defende reordenamento orçamentário para o SUS

Deputado Fernando HugoDeputado Fernando HugoFoto: Máximo Moura

 
O deputado Fernando Hugo (PP) manifestou preocupação, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (16/11), com as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “No papel, o programa é uma pérola e atende milhões de brasileiros, mas o orçamento destinado a ele precisa ser reavaliado”, assinalou o parlamentar.

De acordo com o deputado, o SUS é quantitativamente o maior plano de saúde do mundo, contemplando de 160 a 165 milhões de brasileiros, que têm a seu dispor exames de ponta, cirurgias e distribuição de medicamentos, mas as responsabilidades do programa, em nível municipal e estadual, aumentaram em proporção contrária aos repasses federais.

“Essa desproporção causa situações trágicas na saúde pública, que é o que temos visto ultimamente em todo o País. Ou o Governo Federal reordena o orçamento do SUS, que seja condizente com os deveres e obrigações dos municípios e estados, ou sempre estaremos na situação suplicante e vergonhosa de pedir leito em hospitais para amparar pacientes doentes”, apontou Fernando Hugo.

Em aparte, o deputado Osmar Baquit (PSD) comentou sobre a falta de materiais básicos no Hospital de Messejana, o que fez com que a unidade suspendesse a realização de cirurgias.“Há um problema envolvendo a empresa contratada para atender o Hospital de Messejana, e entendo que cabe ao Governo do Estado e aos usuários que foram prejudicados com a suspensão do serviço um processo contra essa referida empresa”, avaliou Baquit.

Já o deputado Leonardo Araújo (PMDB) defendeu que o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde cobrem respostas imediatas sobre o que está acontecendo no Hospital de Messejana.

RG/AT

Compartilhar Conteúdo

444