Busque abaixo o que você precisa!

Tin Gomes discorda de críticas nas áreas de saúde e segurança

Deputado Tin GomesDeputado Tin GomesFoto: Máximo Moura

 
O deputado Tin Gomes (PHS) discordou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (08/11), das críticas de que falta planejamento do Executivo estadual em áreas como saúde e segurança pública. Para o parlamentar, o Estado vem colhendo atualmente os frutos de um planejamento feito há mais de 10 anos na saúde, com o funcionamento de hospitais regionais no Interior, além de policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

De acordo com Tin Gomes, com a estrutura dada ao sistema de saúde no Estado, cabe ao Governo otimizar o atendimento nas unidades em funcionamento. “No momento que estamos não precisa muito planejamento para a saúde, pois ele foi feito lá atrás. Basta colocar os hospitais para funcionar a contento que já é o suficiente, porque temos uma das maiores redes de saúde em nível nacional”, apontou o deputado.

Em relação a segurança pública, o parlamentar manifestou incompreensão com os argumentos de falta de planejamento. “Se não houvesse planejamento na segurança pública, como o Estado compraria equipamentos, reforçaria o efetivo policial, estruturaria o sistema de segurança?”, questionou Tin Gomes.

Ainda segundo ele, “quem ignora que ações de segurança pública não dependem do Governo Federal está tapando o sol com a peneira”.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) considerou inquestionáveis a evolução do Estado na área da saúde. “Ninguém pode questionar os avanços do Ceará na estrutura do seu sistema de saúde, com equipamentos de boa qualidade e resultados positivos sendo obtidos”, salientou.

O líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou a contribuição dos últimos governadores do Estado para que o sistema de saúde atingisse o nível atual.  “O que tem ocorrido de positivo no Ceará hoje na área da saúde é resultado de planejamentos feitos na época de Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Lúcio Alcântara e Cid Gomes, e que o Camilo Santana vem buscando aperfeiçoar, reconhecendo que ainda não está tudo uma maravilha, mas já melhorou muito”, avaliou Evandro Leitão.

O deputado Lucílvio Girão (PP) assinalou que o governador Camilo Santana tem feito muito pela segurança pública do Estado, e que a problemática da violência precisa ser tratada em nível nacional.

 “Quem fala que não existe planejamento no Ceará para a saúde e a segurança só pode estar com uma máscara sob o rosto, pois os investimentos são claros”, afirmou deputado Walter Cavalcante (PP).

Já o deputado Odilon Aguiar (PMB) comentou que as críticas feitas ao Governo do Estado não representam sentimento pessoal dos opositores, mas refletem o sentimento das ruas. “Podemos reconhecer os esforços e ações na saúde pública, mas convido os parlamentares a visitarmos os corredores de hospitais e verificarmos a eficiência e o atendimento nestes equipamentos construídos”, pontuou Odilon Aguiar.

RG/AT

Compartilhar Conteúdo

444