Busque abaixo o que você precisa!

Carlos Felipe aponta preocupação com gestão de recursos nos municípios

Deputado Carlos FelipeDeputado Carlos FelipeFoto: Máximo Moura

 
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) manifestou preocupação, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (07/11), com a dificuldade encontrada por alguns prefeitos do Ceará em gastos com pessoal sem desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o parlamentar, a dificuldade afeta especialmente a área da saúde pública.

Segundo Carlos Felipe, em alguns casos o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal ocorre por conta de uma má gestão dos recursos, mas as limitações financeiras dos municípios ainda são muito significativas.

“Vivemos uma realidade no País muito crítica, em que os custos da saúde estão bem acima dos repasses municipais. É um grave problema, na medida em que um prefeito não pode ter uma quantidade de médicos e enfermeiros necessários nos hospitais de pequeno e médio porte para oferecer um bom serviço à população”, apontou o deputado.

Para ele, “é necessário discutir com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) formas de contratar profissionais sem representar um aumento na folha ou buscar alternativas que viabilizem a gestão pública na área da saúde, como convênio com cooperativas e fundações”.

Carlos Felipe também destacou o Dia do Radialista, celebrado hoje. “Saúdo todos estes profissionais que levam debate e informação para a população, pois uma das formas mais eficientes de fazer com que os problemas do País cheguem ao conhecimento do povo ainda é por meio do rádio”, exaltou.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (PDT) salientou que encaminhou ofício à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), solicitando que áreas emergenciais de municípios com dificuldades financeiras recebam recursos.

“Queremos que a CGE veja com sensibilidade a situação destes municípios, para que eles recebam recursos pelo menos até conseguirem se ajustar financeiramente, já que muitos prefeitos herdaram administrações muito ruins e a população acaba prejudicada”, ressaltou Mirian Sobreira.

Já o deputado Fernando Hugo (PP) questionou o excesso de responsabilidades dos municípios. “A Federação Brasileira é apoiada em leis que dão milhões de responsabilidades e deveres aos municípios e estados, enquanto a União fica com o quinhão maior das arrecadações feitas no território nacional”, avaliou.

Para ele, “os prefeitos no Brasil têm deveres demais e participação de menos nos recursos federais”.

RG/PN

Compartilhar Conteúdo

444