Busque abaixo o que você precisa!

COLUNA PARLAMENTARES EM AÇÃO - EDVAR XIMENES

ODILON AGUIAR ALERTA PARA A DISTRIBUIÇÃO DO MILHO NO CEARÁ

ODILON

                       

Odilon Aguiar (Pros) chamou a atenção para a situação da distribuição do milho no Ceará, De acordo com o parlamentar, o programa Venda Milho em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), não tem atendido a demanda dos criadores em termos de quantidade e regularidade na oferta. “Temos que alertar aos deputados federais e senadores para que levem essa demanda para o Governo Federal”, disse.  Odilon Aguiar destacou a Carta do Milho do Ceará, documento elaborado por várias entidades representativas do trabalhador rural, encaminhado à Presidência da República, alertando sobre os principais problemas dos produtores rurais.

A carta explica que, para atender aos 65 mil agropecuaristas cadastrados no programa pela Conab, será preciso disponibilizar 34 mil t/mês de milho para o Ceará, ou 442 mil toneladas até março de 2016. O documento solicita ainda 388 mil toneladas de caroço de algodão para a manutenção mínima de 720 mil matrizes leiteiras do Estado até dezembro deste ano.

O parlamentar frisou que o problema se agravou no início deste ano, tornando ainda mais urgente o atendimento das demandas. “O pasto de alguns produtores há muito não existe, os rebanhos têm morrido de fome, colocando em risco uma das mais importantes bacias leiteiras do Nordeste”, observou.

Odilon Aguiar destacou também a aprovação do projeto de lei do deputado federal Domingos Neto (Pros-CE), que autoriza que municípios e outros entes federados a formar consórcio para a compra de máquinas perfuratrizes de poços artesianos. O custo, segundo ele, será repartido entre os parceiros, que deverão compartilhar o uso das máquinas.

“A demanda por escavação de poços é a principal de várias lideranças que têm nos procurado”, informou. O parlamentar considerou a situação de escassez de água dramática. Conforme observou, a quantidade de máquinas perfuratrizes se mostra insuficiente para atender às necessidades mais imediatas dos municípios.

ROBERTO MESQUITA APONTA GARGALOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O deputado Roberto Mesquita (PV) comentou, sobre o estágio atual do processo de formulação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará. Segundo o parlamentar, o debate sobre o plano foi tema de audiência pública no início do ano na Assembleia Legislativa, tendo como um dos encaminhamentos a formação de um grupo de trabalho para identificar gargalos nas políticas públicas dos resíduos sólidos.

De acordo com Roberto Mesquita (PV), foi identificado, por exemplo, que o licenciamento ambiental para empresas ou cooperativas de reciclagem tem, por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), o mesmo tratamento dado a outras empresas. Para o deputado, deveria haver um tratamento diferenciado.

“Pensei que já havíamos superado essa questão, prevendo em lei que o tratamento seria diferente, mas há esse vazio que precisa ser preenchido”, acrescentou. Para Roberto Mesquita, ninguém seria contrário se o licenciamento ambiental para cooperativas de reciclagem “fosse até isento de taxa”.

RACHEL MARQUES ENALTECE PROGRAMA PARA CRIANÇAS DO ESTADO

Rachel Marques (PT) enalteceu, a iniciativa do Governo Estadual de criar o programa Mais Infância, Ceará, lançado ontem (25/08). “Um programa bem feito e que contempla a primeira infância”, explicou, destacando que ações como essas mostram o compromisso do Governo com a sociedade. A iniciativa, segundo ela, foi da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará (CPDI), Onélia Maria Leite de Santana.

A parlamentar disse que, como psicóloga, sabe o quanto é importante essa fase da vida, e os investimentos feitos nesse período da vida têm impacto social importante, sobretudo no desenvolvimento futuro, no rendimento escolar e na redução da violência. Conforme a petista, estudos nacionais e internacionais têm comprovado, e há base científica para comprovar, a necessidade dos investimentos na infância. “São os melhores investimentos que a sociedade pode fazer”, disse.

A petista explicou que o programa está baseado em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Conforme a deputada, o governador anunciou que os 184 municípios serão beneficiados com ações do programa.

CARLOS MATOS COBRA PAGAMENTO DAS EMPRESAS DO MINHA CASA MINHA VIDA

Carlos Matos (PSDB) cobrou, do Governo do Federal, o pagamento dos trabalhadores do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo o parlamentar, o atraso no pagamento já conta 120 dias. O parlamentar ressaltou que a presidente Dilma Rousseff prometeu pagar os atrasados às empresas que estão executando o programa até o dia 15 de agosto. “Ela não cumpriu. Não honra o povo. Preservar o salário dos trabalhadores deveria ser o principal de qualquer Governo”, apontou.

Carlos Matos salientou ainda que foram demitidos seis mil funcionários do Minha Casa, Minha Vida, e a previsão é de mais 4 mil, em breve. “É uma grande crise e, em meio a esse caos, a presidente anuncia que vem ao Ceará inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida. Não faz sentido”, assinalou.

Segundo o deputado, as dívidas do Governo Federal com as empresas somam R$ 160 milhões. “Ou a presidente cancela a vinda ao Ceará ou paga imediatamente os trabalhadores. Não tem sentido ela vir inaugurar casas devendo ao programa”, apontou. O parlamentar frisou ainda que as empresas do programa Minha Casa, Minha Vida são locais e regionais. “A presidente deve a empresas locais, enquanto cria um programa para subsidiar juros para grandes empresas estrangeiras, como a Ford, deixando as locais para fora. Ela não sabe o que está fazendo”, ressaltou.

Em aparte, o deputado João Jaime (DEM) destacou que a visita de Dilma Rousseff ao Ceará é para cumprir uma agenda positiva de Governo em meio ao “caos que é o Governo hoje”. “O Brasil não tem mais Governo, está ingovernável”, criticou.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) classificou a vista da presidente ao Ceará como “uma mentira”. “A previsão era a entrega de mais de duas mil unidades do programa, mas, na verdade, ela vem para entregar 300 casas. Vem cumprir agenda, para acharem que ela está atuando”, disse.

CAPITÃO WAGNER QUESTIONA AFASTAMENTO DE POLICIAIS MILITARES

Capitão Wagner (PR) questionou, as possíveis exonerações de dois policiais militares do Estado. Segundo o parlamentar, a Casa Militar do Governo do Estado pode ter interferido no caso de afastamento do major da Polícia Militar e presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (Assof/CE), Plauto de Lima, do cargo que ocupava junto à Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), e do major do Corpo de Bombeiros Luiz Onofre.

De acordo com Capitão Wagner, as informações passadas sobre o major Plauto de Lima seriam de que o ato ocorreu em razão da incompatibilidade entre sua função como presidente da Assof e seu cargo no TJCE. “Coincidência ou não, recentemente o major Plauto cobrou publicamente do governador Camilo Santana algumas posturas em relação às promessas de campanha para a segurança pública. O que tem acontecido é que a assessoria do governador na Casa Militar tem agido para retaliar qualquer discurso que cobre o Governo do Estado”, salientou o deputado.

Em relação ao afastamento do major do Corpo de Bombeiros Luiz Onofre, que desempenhava trabalhos junto aos idosos, Capitão Wagner relatou que o major havia cobrado esclarecimentos sobre a reforma do Abrigo Olavo Bilac, dedicado a idosos. “Decepciona-me muito que esse tipo de postura do passado volte a se manifestar dentro da estrutura de segurança pública do Estado. Se o governador não tem nada a ver com isso, é bom que ele abra os olhos, porque assessores diretos dele têm agido dessa forma”, alertou o republicano.

FERNANDA PESSOA CHAMA A ATENÇÃO PARA ALTO ÍNDICE DE OBESIDADE

Fernanda Pessoa (PR) alertou a população cearense, para o alto índice de pessoas com sobrepeso no Ceará. De acordo com a parlamentar, mais da metade da população cearense está acima do peso. São 57,1% dos cearenses acima de 18 anos de idade com excesso de peso, tornando o Ceará o décimo estado do País em número de pessoas com sobrepeso. O Estado supera os índices nacionais, que são de 56,9% de brasileiros acima de 18 anos com sobrepeso. Ao todo, são 82 milhões de pessoas em todo o País.

“Diante da pesquisa alarmante divulgada nesse fim de semana, com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), peço aqui um olhar mais sensível com a saúde de nossa sociedade, tanto dos governantes quanto de cidadãos do nosso Ceará”, acrescentou Fernanda Pessoa.

Para a deputada, a preferência por alimentos industrializados resultantes da correria do dia a dia contribuiu para o aumento da obesidade na população. “Com as diversas tarefas que temos todos os dias, comemos mais alimentos industrializados, que, geralmente, são carregados de sódio e gordura, além de deixarmos de nos exercitar. Isso nos preocupa porque os quilos a mais são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que correspondem a 72% dos óbitos no Brasil”, destacou.

FONTE: AGENCIA DE NOTICIAS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ - COORDENAÇÃO DE ADRIANO MUNIZ

MAIS informações no Site: www.edvarximenesce.com.br e no Programa MUNCIPIOS EM DESTAQUES na Rádio Assunção Cearense AM 620, DAS 6,00 ÀS 7,00 HORAS, produção e apresentação EDVAR XIMENES.

POLÍTICA NÃO SE FAZ COM ÓDIO, NÃO É FUNÇÃO HEPÁTICA. É FILHA DA CONSCIÊNCIA, IRMÃ DO CARÁTER E HOSPEDE DO CORAÇÃO. (ULISSES GUIMARÃES)

VOCÊ É LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS, MAS É PRISIONEIRO DAS CONSEQUÊNCIAS.”  ―PABLO NERUDA

Compartilhar Conteúdo

444