Busque abaixo o que você precisa!

Jovens cearenses vivem dia de parlamentar no encerramento do programa Parlamento Jovem

Por Gabriela Farias / ALECE

 

Estudantes acompanharam a realização da sessão plenária desta quinta-feira (11/12 - Foto: Paulo Rocha

Jovens parlamentares de sete municípios do Ceará viveram uma imersão na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no encerramento do programa Parlamento Jovem, nesta quinta-feira (11/12). O evento, uma iniciativa da Diretoria Legislativa (DL) e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), recebeu os 14 jovens eleitos do programa, com direito a visita guiada, entrevistas e mentoria dos deputados da Alece.

A imersão é o ponto alto do programa, que teve início em agosto de 2025, com a realização das edições do Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará. Durante esse processo, ocorreram rodas de conversa e debates sobre política, cidadania e educação legislativa e, por fim, o processo eleitoral para eleger os jovens parlamentares, representantes de suas escolas.

Deputado Romeu Aldigueri (PSB) [à direita] cumprimenta o diretor legislativo, Carlos Martins - Foto: Pedro Albuquerque

O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), recebeu o grupo no Plenário 13 de Maio e ressaltou o mérito da representatividade da juventude cearense na Casa do Povo. "Aqui temos jovens de várias cidades [...] Eles representam milhões de cearenses e foram eleitos em plenárias", informou o parlamentar, que lembrou que os jovens foram eleitos durante os seminários regionais realizados ao longo do semestre. 

Presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD) - Foto: Paulo Rocha

De acordo com o presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), promover essa interlocução da Alece com a sociedade é de extrema relevância. "Esse programa nos deixa muito felizes, porque vai justamente ao encontro dos objetivos desta Casa Legislativa, sob comando do presidente Romeu Aldigueri, de interiorizar a Alece, de estar mais próximo das pessoas, e hoje a gente incentiva esses jovens a conhecerem a política e a Casa do Povo". O parlamentar também ressaltou que cada estudante trouxe uma carta proposta com demandas e sugestões a serem apresentadas ao Parlamento.

Primeira-dama da Casa, Tainah Marinho Aldigueri [centro da imagem] - Foto: Pedro Albuquerque

A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, celebrou a realização do projeto e a visita dos jovens. “A gente quer, com esse projeto, aproximar cada vez mais os jovens da nossa realidade, do nosso trabalho, da política, ao mesmo tempo em que a gente promove o letramento político e o desenvolvimento do pensamento crítico de todos eles”, afirmou.

Para a diretora acadêmica da Unipace, Sara Pinto de Holanda, havia muita expectativa dos alunos para esse momento. “A ansiedade para esse momento era enorme por parte dos alunos e professores. Quem sabe futuros líderes estão nascendo dessa experiência?”, comentou a diretora.

Estudantes visitaram os estúdios da Alece FM - Foto: Bia Medeiros

Ao longo do dia, os estudantes participaram de entrevistas nos veículos de comunicação da Alece, visita guiada ao Memorial Deputado Pontes Neto, foram mentorados por deputados da Casa e foram empossados simbolicamente como parlamentares jovens em uma sessão solene.

Em entrevista ao Alô Alece, o diretor legislativo da Alece, Carlos Martins, explicou que a imersão com os 14 jovens eleitos pelo Parlamento Jovem é como a “coroação” de um processo a que esses estudantes foram submetidos, que envolve letramento político, educação cidadã, história do Ceará e do Brasil, além do processo de eleição que se assemelha ao que ocorre nos pleitos no País. 

“Esse é um programa que incentiva a juventude a buscar conhecer suas responsabilidades como eleitor. E agora também como eleitos, e como se parlamentares fossem, desempenhar essa função de defender suas ideias e apresentar propostas”, ressaltou. 

Carlos Martins observou ainda, na atração da Alece FM (96,7 MHz), que o programa faz parte do compromisso da Alece em aproximar os eleitores dos eleitos, além de ser uma oportunidade de dar voz a jovens que são destaque dentro da sua comunidade escolar e nos seus municípios. “São jovens que têm interesse e responsabilidade de representar toda uma comunidade. E isso é muito importante para eles que terão a primeira experiência como eleitores. Creio que terão mais interesse ainda após essa oportunidade”, pontuou.

Os jovens parlamentares terão a oportunidade de defender propostas em temas escolhidos por eles mesmos. A jovem parlamentar eleita de Limoeiro do Norte, Priscila Batista, escolheu falar sobre a defesa das mulheres. Para ela, apesar de ser uma temática bastante falada, ainda há muito o que avançar. “As mulheres ainda sofrem muitos tipos de violência e esse é um tema crucial a ser debatido”, defendeu.

Allynson Jimenez também é representante de Limoeiro do Norte. Ela é suplente e assumiu o mandato de jovem parlamentar na ausência do titular. Allynson afirmou ser muito gratificante participar dessa experiência e destacou a importância de jovens defenderem ideias e propostas e falarem diretamente com outros jovens. “Nós, jovens, somos o futuro. É muito importante que nós tenhamos espaço para falar, pois os jovens acabam escutando outros jovens. Estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou.

DIA DE PARLAMENTAR

Estudante da Escola Pública Maria Carmem Vieira Moreira, do município de Maracanaú, Luis Erick, um dos parlamentares jovens, traduziu a ansiedade do momento. “Fiquei muito nervoso com o processo, mas consegui conciliar com a obrigação de representar a minha escola. Quero sair daqui com todo o aprendizado que eu puder", afirmou. Já a colega dele Lara Soares falou sobre a experiência de viver todo o processo do programa. “Foi muito enriquecedor para mim. Espero me comunicar de forma clara com os deputados, mesmo com a ansiedade”, torceu a jovem. 

Deputado David Durand (Republicanos) e os estudantes Luis Erick e Lara Soares - Foto: Paulo Rocha

O deputado David Durand (Republicanos), que recebeu os alunos de Maracanaú, destacou que o projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa extremamente relevante para a formação cidadã. “Ao acompanhar de perto as atividades parlamentares, os estudantes vivenciam, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo e compreendem a importância de cada etapa do processo democrático”, avaliou.

Deputada Emilia Pessoa (PSDB) e os estudantes Ana Rosa e Marlisson Frota - Foto: Pedro Albuquerque

A escolha de cada jovem parlamentar não foi à toa, segundo a estudante Ana Rosa, do município de Granja, que viu na ação uma oportunidade de ter voz. “Pensamos em trazer hoje a discussão do abastecimento de água potável, que é uma pauta importante para a nossa cidade. Essa questão irá melhorar tanto o empenho escolar dos nossos jovens quanto a comunidade em si”, defendeu. A deputada Emilia Pessoa (PSDB), que recebeu em seu gabinete os jovens da cidade de Granja, incentivou uma maior participação da juventude no processo eleitoral. “Um dia eu já fui a jovem a ser inspirada por grandes políticos a estar aqui, representando uma cadeira na Assembleia Legislativa”, comentou a deputada.

Deputado De Assis Diniz (PT) e as estudantes Priscila Alves e Allynson Jimenez Mulet - Foto: Pedro Albuquerque

O deputado De Assis Diniz (PT) recebeu no gabinete estudantes do município de Limoeiro do Norte e falou sobre a relevância de colocar jovens no protagonismo político. “Conhecer, entender e participar do processo político é fundamental. O Parlamento Jovem é uma iniciativa louvável, e nós vamos ter um dia muito bacana de troca de experiências”, ressaltou o deputado.

Também participaram da imersão os estudantes Henrique Ferreira e Anny Beatriz Meneses, de Juazeiro do Norte; Priscila Alves e Allynson Jimenez Mulet, de Limoeiro do Norte; Micael Silva e Luana Dias, de Icó; Marlisson Frota, de Granja; Ana Livya Almeida e Emanuel Araújo, de Banabuiú, e Randal Santos e Dalila Pimenta, de Pacoti. 

SOBRE O PROGRAMA

O Parlamento Jovem é um programa de educação legislativa voltado ao letramento político de estudantes do 2º ano do ensino médio da rede pública. A iniciativa incentiva a compreensão da democracia e da cidadania por meio da literatura, da arte e da vivência parlamentar.

Nesta edição, o programa percorreu escolas de Icó, Limoeiro do Norte, Granja, Juazeiro do Norte, Banabuiú, Pacoti e Maracanaú. Os 14 parlamentares jovens eleitos elaboraram cartas de intenções com demandas de suas regiões, que serão apresentadas aos deputados estaduais.

Edição: Geimison Maia

Compartilhar Conteúdo

444