Sérgio Aguiar comemora sanção de lei que reconhece barracas da Praia do Futuro como Patrimônio Cultural Brasileiro
Por Luciana Meneses / ALECE
Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: Junior Pio
O deputado Sérgio Aguiar (PSB) registrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta quarta-feira (19/02), sua participação em uma solenidade que celebrou a sanção da Lei Federal 15.092/2025, reconhecendo as barracas da Praia do Futuro como Patrimônio Cultural Brasileiro.
O evento, segundo o parlamentar, aconteceu no último sábado (15/02), na Barraca Marulho da Praia do Futuro, reunindo e homenageando representantes do setor de lazer, autoridades e membros da comunidade que lutam há décadas pela valorização e regulamentação das barracas. “É uma conquista histórica para todos os envolvidos na defesa dessa grande atividade que já faz parte da nossa cultura cearense, pois a nova legislação destaca a importância dessas estruturas, não apenas como pontos turísticos, mas também como elementos essenciais da cultura, economia e lazer no Ceará. São 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos gerados ali”, enalteceu.
Outro destaque no pronunciamento de Sérgio Aguiar foi o ranking que apontou Fortaleza como a cidade do Nordeste com mais shopping centers em seu território. De acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024/2025, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a capital cearense conta com 13 empreendimentos, o equivalente a 60 campos de futebol somente em área destinada para as lojas.
O deputado aproveitou ainda para convidar os colegas parlamentares a participarem da próxima reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontecerá na próxima quarta-feira (26/02), às 15h, na Assembleia Legislativa. “Será um momento para discutirmos sobre a Unale Prev, a adesão a uma carteira de previdência complementar que nos foi garantida pelo STF”, justificou.
Em aparte, o deputado Guilherme Bismarck (PSB) comemorou a sanção da lei, considerando-a uma ação de proteção da cultura cearense. “Houve todo um movimento para derrubar as barracas de praia de vários estados. Em Salvador, após a medida, os índices de desemprego e violência aumentaram, deixando as praias desertas. Mas aqui nós resistimos, pois todos somos defensores desse serviço à beira-mar que gera emprego, renda e faz parte da nossa cultura”, avaliou.
Já o deputado Salmito (PSB) parabenizou o deputado Sérgio Aguiar pelo seu trabalho na Unale. “Nos honra ter você nessa entidade que cuida dos legislativos estaduais. Estive lá, vi seu trabalho, a organização e empenho, sempre em busca do fortalecimento dos legislativos estaduais e da casa do povo de cada estado”, elogiou.
Edição: Vandecy Dourado