Busque abaixo o que você precisa!

AÉCIO ENTREGA PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA A MAIA

 O novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), visitou nesta quinta-feira, 14, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), a quem dedicou sua vitória. Reunido no gabinete do tucano com a presença do líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), Maia agradeceu o empenho dos colegas na articulação por sua eleição.

"Eu não poderia deixar de, assim que saísse de casa hoje, visitar quem construiu comigo na base essa vitória. Essa vitória eu devo a todos, mas na origem, devo a Aécio Neves. Na vida, a gente tem que ser grato àqueles que entram num projeto quando poucos acreditam", disse o presidente da Câmara.

Durante o encontro, Aécio Neves entregou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que registrou também nesta quarta-feira no Senado, em conjunto com o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). De acordo com o tucano, os dois pontos principais da proposta são o fim de coligações proporcionais e o restabelecimento de uma cláusula de barreira, que exige um número mínimo de votos para atuação de um partido ou parlamentar. A PEC começa a tramitar pelo Senado, mas Aécio disse que gostaria, desde já, de contar com o apoio do novo presidente da Câmara.

Segundo o senador, a proposta não pretende reotmar o financiamento privado de campanhas eleitorais. "Temo muito pelo processo escolhido. Mas de qualquer maneira ele tem uma virtude. Uma pelo menos e que é o importante, vai baratear as campanhas eleitorais. Vamos ver de que forma é possível fiscalizar isso, se não vai ter um retorno de caixa dois. Agora temos que aguardar as eleições municipais, nos dedicarmos a ela, cumprirmos estritamente a legislação e vermos o extrato disso. Essa eleição municipal vai ser pedagógica. Ela vai nos ensinar, vai nos dizer se foi acertada, até onde foi acertada essa decisão e só a partir daí, rediscutir, eventualmente, algum aperfeiçoamento. Por isso nos detivemos nesses dois aspectos, a coligação proporcional e a cláusula de desempenho", disse Aécio.  BRASIL 247

Compartilhar Conteúdo

444