Busque abaixo o que você precisa!

Simão Pedro ressalta benefícios para o Ceará com conclusão de ferrovia da Transnordestina

Por Luciana Meneses / ALECE

 

Deputado Simão Pedro (PSD) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Simão Pedro (PSD) salientou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (10/07), os benefícios para a população cearense com a conclusão da Ferrovia Transnordestina que ligará os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. 

A conclusão das obras da ferrovia está prevista para dezembro de 2026, ligando o município Eliseu Martins, no Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, e o Complexo do Suape, em Pernambuco. “Com extensão de mais de 1.200 Km e passando por 53 municípios no Piauí, Ceará e Pernambuco, vai possibilitar o escoamento da produção e a redução do custo logístico. A ferrovia será responsável pelo transporte de minérios, fertilizantes, grãos e combustíveis, reforçando a competitividade dos produtos brasileiros no exterior”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com Simão Pedro, o governador Elmano de Freitas sugeriu ainda que a ferrovia seja utilizada também para o transporte de passageiros da capital para o Cariri cearense. 

O deputado destacou ainda a 14ª Mostra Meu Santarém, realizada do dia 24 a 29 de junho no município de Orós, promovida pela ONG Realeza Nordestina. O evento promove apresentações culturais de teatro, dança, cinema, música e outras linguagens artísticas, priorizando a criação de renda e geração de emprego por meio da economia da cultura e economia criativa. 

“Esse evento abre caminho para jovens, mulheres e a comunidade rural, contando com a participação popular na construção da programação artística, mais uma vez mostrando o poder transformador da cultura, promovendo inclusão, sustentabilidade e geração de renda”, elogiou.

O parlamentar acrescentou ainda que apresentou na Alece o projeto de lei n° 64/24 declarando de utilidade pública o Centro de Preservação da História e Cultura Popular Realeza Nordestina, com sede no distrito de Santarém, município de Orós. “É uma forma de reconhecer o magnífico trabalho que a ONG vem realizando durante todos esses anos e que tem dado tanto orgulho a todos nós, filhos de Orós”, assinalou. 

Edição: Lusiana Freire

Compartilhar Conteúdo

444