Busque abaixo o que você precisa!

Romeu Aldigueri destaca medidas do Governo do Estado para melhorar índices da segurança pública

Por Narla Lopes / ALECE

 

Deputado Romeu Aldigueri (PDT) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (09/07), realizada de forma presencial e remota, diversas medidas do Governo do Estado na área da segurança pública para combater a criminalidade.

“O governador Elmano de Freitas está fazendo a sua parte, trabalhando diuturnamente, reunindo diversas esferas do Poder Público e Judiciário para melhorar a sensação de segurança da população e os índices no Estado”, pontuou o deputado.

Entre as ações, o parlamentar mencionou o anúncio de novos concursos, a convocação de mais de 2.700 policiais civis e militares, e peritos forenses, efetivação do cadastro de reserva, ganhos históricos para as forças de segurança, como melhoria da remuneração, aumento das diárias e do valor de apreensão de arma em 50% e inclusão do policial penal nessas gratificações. Além disso, destacou a compra de novas viaturas e a abertura de novas delegacias.

“Agora vai anunciar os tablets para que se possa efetivar os flagrantes de forma digital, possibilitando que o policial civil e militar esteja mais próximo e mais presente nas comunidades rurais e urbanas para realizar os flagrantes”, disse.

Tudo isso, pontuou o parlamentar, se reflete em números como a diminuição de 14,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em junho deste ano, com 3.003 ocorrências contra 3.509 no mesmo mês de 2023.

O deputado também destacou os investimentos em inteligência no Estado, além das medidas implementadas para apreender celulares roubados e colocar mais policiais nas ruas nos locais onde há mais furtos. Isso resultou na retração de 9,7% nos dados de Fortaleza, com 2.162 registros contra 2.393 ocorrências em junho do ano passado.

“Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), os roubos caíram 25,7%, com 455 ocorrências no sexto mês de 2024 contra 612 em 2023. A maior redução ficou com o Interior Sul, onde os crimes reduziram 47,3% no período, com 136 roubos contra 258 em junho de 2023”, detalhou o deputado.

Ele acrescentou que o reforço do trabalho ostensivo foi incrementado por 860 novos policiais militares e o reforço nas investigações com a posse de 428 novos policiais civis. “É o começo de um ciclo de bons resultados no Estado”, assinalou.

Edição: Lusiana Freire

Compartilhar Conteúdo

444